metropoles.com

Bombeiros do DF apagaram 1.369 incêndios em prédios apenas neste ano

Nesta semana, prédio da OAB nacional pegou fogo, e três pessoas foram levadas a hospitais. Bombeiros dão dicas para evitar chamas em casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Vídeo
Foto colorida de incêndio no predio da OAB em Brasília
1 de 1 Foto colorida de incêndio no predio da OAB em Brasília - Foto: Reprodução/Vídeo

Só neste ano, o Distrito Federal registrou 1.369 incêndios em edificações, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Os militares não discriminam, nas estatísticas, o tipo de edifício — comercial, escolar, residencial, hospitalar etc. — atingido pelo fogo.

Nesta semana, o edifício-sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, foi uma das edificações atingidas por fogo. As chamas e a forte fumaça chamaram a atenção no Setor de Autarquias Sul e mobilizaram dezenas de bombeiros. Três pessoas foram levadas a hospitais – duas por inalarem fumaça e uma com ferimento nos pés.

Havia cinco trabalhadores no prédio no momento do incêndio. Desses, dois estavam no terraço e foram levados de helicóptero ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) – unidade da rede pública especializados em vítimas de queimaduras – após inalarem fumaça.

Após o incêndio, a sede foi parcialmente interditada pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

“Durante a vistoria, verificou-se que o incêndio a atingiu principalmente a região de circulação vertical da edificação (caixas de escada, elevadores, ar-condicionado, cabeamentos e equipamentos elétricos). No ato da vistoria, não foi identificada nenhuma patologia estrutural aparente nos andares da edificação”, informou a pasta em nota divulgada no domingo (28/7).

Incêndios em casas

Em casos de incêndios a residências, os bombeiros do Distrito Federal orientam a população a tomar cuidado com velas acesas. Em informes no site da corporação, os militares avisam que cerca de 20% dos incêndios são causados por velas acesas.

A recomendação é sempre manter as velas em castiçais ou em recipientes de vidro, cerâmica ou com água em volta. Também é aconselhável evitar deixar crianças sozinhas com velas acesas.

Outra orientação é deixar o item longe de cortinas, roupas, papéis. Também deve evitar se locomover com elas acesas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?