DF terá mutirão para autorização de doação de órgãos
Atualmente em todo Brasil, mais de 60 mil estão na fila de espera por órgãos. Mutirão fará cadastro gratuito de candidatos para doação
atualizado
Compartilhar notícia
Os Cartórios de Notas do Distrito Federal vão promover um mutirão de doação de órgãos, neste sábado (19/10), no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília.
O principal objetivo do mutirão é reduzir a fila de mais de 60 mil pessoas à espera de órgãos no Brasil. Serão emitidas, gratuitamente, autorizações eletrônicas para doação de órgãos (Aedos).
O documento digital assegura a vontade da pessoa em ser doadora de órgãos. No DF, já foram solicitadas mais de 500 autorizações de doações em Cartórios do DF.
A Aedo pode ser consultada, via Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do falecido, pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde na Central Nacional de Doadores de Órgãos.
Os interessados devem comparecer com documento de identidade com foto. Será emitido um Certificado Digital Notarizado. A vontade de doação será assinada e registrada digitalmente.
Cada cidadão pode ter apenas uma Aedo ativa. Caso deseje incluir outros órgãos na autorização, deverá revogar a anterior e emitir uma nova declaração.
A emissão da Aedo é gratuita para o solicitante e pode ser feita neste link. A iniciativa tem o apoio da Corregedoria Nacional de Justiça.
Serviço
Evento: Jornada Notarial em Brasília
Data: sábado, 19 de outubro de 2024
Horário: a partir das 10h
Local: SDN, CNB – Asa Norte