DF terá 250 respiradores recuperados pelo Senai para uso em UTIs
Os equipamentos serão utilizados para atender pacientes do coronavírus. Eles estavam sucateados no estoque da Secretaria de Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 250 respiradores que estavam sucateados dentro dos depósitos da Secretaria de Saúde do DF serão recuperados para o tratamento de pessoas com complicações respiratórias provocadas pelo novo coronavírus.
O anúncio foi realizado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) na tarde desta sexta-feira (17/04), em reunião realizada com a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), o Banco de Brasília (BRB) e integrantes do governo, que formam o gabinete de crise contra a Covid-19.
Em falta em todo o país, os respiradores e ventiladores pulmonares são essenciais para salvar vidas de quem tem os problemas respiratórios gerados pelo vírus.
De acordo com Ibaneis, 120 respiradores já foram recuperados, em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Até o dia 3, quando parte do comércio da capital será reaberto, o restante, totalizando 250, estarão recuperados e prontos para serem usados.
“Estamos mostrando que a cidade está unida, que os empresários estão unidos. Esses respiradores estavam sucateados e estão retornando prontos para uso para a Secretaria de Saúde. É também a oportunidade para mostrar a importância do Sistema S”, disse Ibaneis Rocha.
Na mesma ocasião, ele anunciou a compra de 1 milhão de máscaras para serem distribuídas de graça à população.