DF terá 14,5 mil doses de Coronavac para retomar vacinação infantil
Secretaria de Saúde do DF informa que há previsão de envio, na próxima semana, de nova remessa pelo Ministério da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, nesta sexta-feira (23/9), que há previsão de envio, na próxima semana, de nova remessa de Coronavac pelo Ministério da Saúde.
No total, serão 14.520 doses para retomada da vacinação infantil (3 e 4 anos) e aplicação da segunda dose contra Covid-19.
Em 31/8, a Secretaria de Saúde anunciou o descarte de 3,5 mil doses vencidas da Coronavac no Distrito Federal, pois parte da população não procurou os postos para se imunizar.
Em junho, a pasta também teve de jogar no lixo mais 140 mil doses. A imunização de crianças de 3 a 4 anos só foi autorizada em julho. A SES-DF chegou a solicitar ao Ministério da Saúde o remanejamento das ampolas, mas alega não ter recebido resposta do pedido.
Segundo pesquisa no sistema de distribuição da pasta local, o Ministério da Saúde enviou à capital do país 1.725.230 doses de Coronavac, mas somente 1.435.090 foram distribuídas. Ou seja, 290.140 ficaram nos estoques.
Ainda conforme a SES-DF, o órgão federal chegou a recolher 150 mil doses antes do vencimento. No entanto, as 140 mil restantes permaneceram estocadas. Esses lotes acabaram vencendo e foram perdidos.
Pelas contas da Secretaria de Saúde, vivem no DF, atualmente, 77.665 crianças de 3 e 4 anos. Do total, até o último dia 8, apenas 3.009 tomaram a primeira dose e somente 555 receberam a segunda.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação da Coronavac para crianças nessa faixa etária em 13 de julho.