DF: temperatura chega a 31,2ºC e umidade de 16% iguala a 2ª mais baixa do ano
Os próximos dias devem continuar com o tempo seco e com termômetros em alta, em função de uma massa de ar quente que cobre o país
atualizado
Compartilhar notícia
A temperatura no Distrito Federal chegou a 31,2ºC neste domingo (15/8). Além de quente, está seco: a umidade baixou a 16%, repetindo a marca do 2º dia com menor umidade relativa do ar no ano, registrada também no sábado (14/8). Os índices foram medidos em Águas Emendadas, em Planaltina.
O calorão chegou ao DF no inverno em função de uma massa de ar quente, segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Olívio Bahia.
A previsão é de que a baixa umidade e a alta temperatura permaneçam durante a semana. “Os próximos dias devem ficar em torno de 32ºC, um pouco mais ou um pouco menos. É claro que depende muito pontualmente de cada localidade do DF”, disse Olívio.
Veja fotos do dia seco e quente no DF:
Está mais quente também de madrugada. As temperaturas, que chegaram a 8ºC nos dias mais frios do inverno, agora estão aproximadamente em 13ºC.
Com o calor e o tempo seco, é preciso redobrar os cuidados com a saúde e os focos de incêndio, que ocorrem com maior intensidade nesta época do ano.
Neste domingo, chamas consumiram 140 mil metros quadrados em uma área do Varjão. O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) demorou três horas e meia para combater o fogo e realizar o rescaldo. Nenhuma pessoa ou animal ficou ferido.