DF tem sexta-feira com chuva e trovoadas, enxurrada e queda de energia
Apesar dos transtorno, Defesa Civil e Novacap não precisaram atuar. Bombeiros registraram apenas um corte de árvore emergencial
atualizado
Compartilhar notícia
O tempo chuvoso no Distrito Federal, nesta sexta-feira (19/2), continuou a provocar transtornos para o brasiliense. Foram registradas quedas de árvores, enxurradas e interrupção no fornecimento de energia, em várias regiões.
Na QI 2/4 do Lago Norte, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado para efetuar um corte emergencial de árvore que corria o risco de cair após os fortes ventos que atingiram o bairro nobre.
No Setor Habitacional Jardim Botânico, o Condomínio Estância Jardim Botânico apresentou queda de energia por toda a tarde. Em Sobradinho, a forte chuva e os trovões assustaram os moradores. Na W3 Norte, na altura da 16, a enxurrada atrapalhou quem precisou ir até o estacionamento.
Veja imagens da chuva, trovoadas e alagamentos nesta sexta:
A chuva ainda elevou nível dos córregos que passam pela região do Taquari e do Torto, que acabou alagando as pistas. No Paranoá Park a água invadiu as casas.
Até às 18h, a Subsecretaria do Sistema da Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) não tinham sido acionadas para atendimento decorrente das chuvas desta sexta-feira.
Segundo a Defesa Civil, a equipe de plantão continua mobilizada e monitorando todas as regiões do DF. O órgão ressalta que, em caso de emergência, a população pode solicitar atendimento pelo telefone 193.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse fim de semana será de céu encoberto, chuvisco e trovoadas isoladas. A previsão é de que o DF siga com pancadas de chuva durante o período da tarde, nebulosidade, trovoada e rajada de vento até a próxima segunda-feira (22/2). A umidade relativa do ar deve variar entre 70% e 100% nos próximos dias.
Com mínima de 18°C e máxima de 24°C, o fim de semana passará por instabilidade, e o Distrito Federal permanece em estado de perigo (alerta laranja) para chuvas intensas. A previsão do Inmet indica chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou entre 50 mm/dia e 100 mm/dia, ventos intensos (de 60 km/h a 100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Fevereiro chuvoso
O Distrito Federal está próximo de atingir o mês de fevereiro mais chuvoso em 20 anos. Dados do Inmet revelam que, até quarta-feira (17/2), a capital registrou 398 milímetros em precipitações. Esse índice fica atrás apenas do verificado em 2004, que marcou 422,3 milímetros de chuva no segundo mês do ano.
O Plano Piloto registrou mais do que o dobro do esperado de chuvas para o mês. Segundo o Inmet, era previsto que chovesse 183 milímetros, mas, até quarta-feira, a região alcançou a marca de 381,8 milímetros em precipitações (108%). Em seguida, aparecem Brazlândia (65%), Paranoá (63%) e Gama (36%).
Nessa terça-feira (16/2), uma tempestade provocou estragos e prejuízos na 402 Norte. A água invadiu carros que estavam estacionados na rua e entrou em garagens subterrâneas de alguns prédios. Também na Asa Norte, ao menos duas tesourinhas ficaram submersas pela enxurrada, nas entrequadras 209/210 e 109/110.
Veja as imagens: