metropoles.com

DF tem quase dois estupros por dia. Maioria de crianças e adolescentes

De acordo com a Secretaria de Segurança, setembro teve 54 casos, sendo 31 de jovens. Em metade deles, havia vínculo entre vítima e agressor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FOTO ILUSTRATIVA
estupro
1 de 1 estupro - Foto: FOTO ILUSTRATIVA

O mês de setembro registrou 54 casos de estupro no Distrito Federal, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (2/10) pela Secretaria de Segurança. Desses, 23 foram cometidos contra mulheres adultas e houve 31 contra crianças e adolescentes ou vítimas vulneráveis.

Em relação aos estupros, 74% ocorreram na casa ou no local de trabalho da vítima e do autor. E, em 68% dos casos, havia vínculo entre vítima e agressor, com 100% das vítimas sendo do gênero feminino.

Já em relação aos casos de estupros envolvendo crianças e adolescentes, 39% – quatro em cada 10 – ocorreram nas próprias residências das vítimas. E, em 52% – ou seja, metade –, havia vínculo entre a vítima e o agressor. No total, o número de estupros diminuiu se comparado o acumulado de janeiro a setembro de 2017 (554 casos) com o acumulado de janeiro a setembro de 2018 (494 casos). Uma queda de 10,8%.

Veja tabela:

 

“Os estupros, na maioria da vezes, ocorrem dentro das residências, entre pessoas que têm vínculo entre si. Não conseguimos colocar a polícia dentro das casas e, com isso, trabalhamos com ações de prevenção. Fortalecemos o policiamento nas cidades que se encontram nas manchas criminais”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio.

De acordo com ele, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem trabalhado com um conjunto de ações de cada um dos órgãos de segurança e programas para que todos saibam dos seus direitos. “Temos uma visão clara de que há um ciclo em torno dessas questões. Assim, trabalhamos na prevenção e, posteriormente, para abrir uma porta de saída, trabalhando a ressocialização do sistema penitenciário”, disse o secretário.

Homicídios
Outro dado que assusta, segundo o relatório da Secretaria de Segurança, é o item “Roubo a pedestre”. Ocorreram 2.364 roubos a pedestres no Distrito Federal em setembro de 2018, quase 80 ocorrências registradas por dia. O número é menor do que o observado em setembro do ano passado (2.884), mas ainda demonstra uma grande insegurança nas ruas.

“Em relação ao item roubos a pedestres, o número tem caído. Tínhamos uma média estabelecida para uma redução de 4% e esse ano foi expressivo, com a diminuição de 14% dos casos. Podemos avançar mais”, afirmou o secretário.

Veículos
Ao mesmo tempo, foram registrados 298 roubos a veículos no mês, praticamente 10 a cada dia. Quando comparado a setembro a de 2017 (321 roubos a veículos), percebe-se que o índice diminuiu pouco, cerca de 10%.

Em relação aos crimes contra a vida, foram registrados dois latrocínios – quando a pessoa mata para roubar – em setembro de 2018. O número foi menor do que em setembro de 2017, quando foram registrados três casos. Já em relação a homicídios, foram 25 no mês passado, uma queda acentuada em relação a setembro de 2017, quando ocorreram 42 registros.

No acumulado do ano, 360 pessoas foram assassinadas no Distrito Federal, segundo a Secretaria de Segurança. Desses casos, 334 foram homicídios e 19 foram latrocínios. Ainda houve sete ocorrências de lesão corporal seguida de morte.

Veja tabela:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?