metropoles.com

Brasiliense que sonha em ser médica tira nota mil na redação do Enem

Luana Amaro decidiu se mudar para Juazeiro do Norte (CE) para estudar em um cursinho preparatório para passar em medicina em uma federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles
Brasiliense nota mil na redação do Enem 1
1 de 1 Brasiliense nota mil na redação do Enem 1 - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Brasília teve dois estudantes nota mil no Enem. Além de Lucca Santos Aguilar, aluno do Leonardo Da Vinci, a brasiliense Luana Amaro de Alencar (foto em destaque), 20 anos, também alcançou a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, a jovem fez a prova no Ceará. Ela é uma das quatro candidatas que prestou o vestibular no estado nordestino e conquistou mil pontos na produção textual.

A jovem, que cursou o ensino médio em uma escola particular do Guará, contou que, em 2023, decidiu se mudar para Juazeiro do Norte (CE) para estudar em um cursinho preparatório do vestibular, pois acreditava que teria maiores chances de realizar o seu grande sonho: cursar medicina na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

No seu terceiro ano consecutivo prestando o Enem, a estudante estava mais focada nas questões de ciências da natureza, pois é a matéria que tem mais dificuldade. Em contrapartida, a facilidade e o gosto pela escrita garantiram a ela a pontuação máxima na redação, mesmo que não fosse o objetivo principal dela na prova.

“Na verdade, a redação não era o foco. Sempre tive facilidade em escrever, pra mim o gênero dissertativo sempre foi o mais fácil. Recebi o resultado junto com meu namorado. Não estava esperando uma nota mil, mas fiquei muito feliz”, celebrou Luana.

A redação de 2023 abordou como tema os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.  Para Luana, a temática foi extremamente interessante por ser uma situação bem cotidiana na vida de várias mulheres brasileiras.

“Nunca tinha escrito nada sobre, mas já conheci várias mulheres que abdicaram de parte da suas vidas pra cuidar da família sem receber ajuda ou reconhecimento de ninguém, já que esse trabalho de cuidado é visto como obrigação das mulheres”, ressaltou a estudante.

A jovem diz que  abordou questões sobre o machismo enraizado na sociedade brasileira que, segundo ela, “colocou a mulher em uma posição de ser obrigada a cuidar de todos e, muitas vezes, ter que negligenciar a si mesma”.

Para Luana, o segredo da sua redação nota mil foi focar em uma argumentação simples e clara. “A maioria das pessoas que fazem redação do Enem procuram usar termos diferenciados e rebuscados, por acharem que a redação tem que ter uma escrita difícil”, comenta.

De dica para outros estudantes que almejam conquistar a mesma pontuação no texto, ela sugere o uso de uma linguagem objetiva. “Fazer uma redação com todos os requisitos, mas com linguagens mais simples possível, sempre dentro da norma padrão, para evitar os erros de gramática que são mais comuns quando usamos um vocabulário com o qual não estamos acostumados”, orienta.

Durante a preparação para o Enem, Luana manteve uma rotina de cerca de 9 horas de estudo por dia, de segunda a sexta-feira. “No sábado normalmente eu fazia simulados, e pelo menos um outro durante a semana”, comenta.

Maioria no Nordeste

Das 60 redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, 25 saíram da Região Nordeste, segundo dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados nessa terça-feira (16/1). Apenas uma delas é de um candidato da rede pública.

A Região Sudeste ocupa o segundo lugar, com 18 textos nota mil, com destaque para os estados de Rio de Janeiro (7) e São Paulo (7). Depois vem o Sul, com sete redações. Logo atrás, empatados, estão o Centro-Oeste e o Norte, ambos com cinco.

Em seis estados nordestinos, os textos atingiram nota máxima no exame. A redação é um critério importante no momento de tentar uma vaga nos processos seletivos do MEC, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

No topo da lista, figuram Piauí e Rio Grande do Norte, com seis redações nota mil cada, seguidos por Bahia (4), Ceará (4), Sergipe (3) e Pernambuco (2).

Conforme anunciou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Enem 2023, apenas 60 candidatos conseguiram ter uma redação nota mil.

Esse número superou a marca da edição anterior, quando 18 pessoas atingiram a pontuação máxima.

O balanço sobre os resultados gerais do exame mostra que a nota mínima da redação foi de 40. A pasta da Educação desconsidera textos de nota zero, porque, ao zerar essa parte da prova, o candidato fere todos os requisitos de avaliação. Já a nota média foi de 641,6.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?