metropoles.com

DF tem o menor índice de homicídios em 41 anos, aponta Segurança Pública

Redução de casos quebra recorde pelo segundo ano consecutivo. Balanço 2020 revela, ainda, queda de cerca de 50% nos crimes de feminicídio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Vítima de feminicídio 2
1 de 1 Vítima de feminicídio 2 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou, nesta terça-feira (12/1), o resultado do Balanço da criminalidade de 2020. Pelo segundo ano seguido, foi observado recordes de redução de criminalidade. Levantamento mostra que, no ano passado, foram registrados 11,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice mais baixo em 41 anos.

O uso da taxa é uma metodologia internacional para aferir o nível de violência de determinado lugar, relacionando o número da criminalidade com o da população.

Quando analisado o número absoluto de vítimas de homicídio, em 2020 o DF atingiu o menor número de mortes por esse tipo de crime em 28 anos. Em 1992, último ano em que a redução foi menor, foram 302 vítimas com população estimada em 1,7 milhão de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

3 imagens
DF registra o menor índice de homicídios em 41 anos
foram registrados 11,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice mais baixo em 41 anos
1 de 3

Dados são do balanço da Secretaria de Segurança Pública

2 de 3

DF registra o menor índice de homicídios em 41 anos

3 de 3

foram registrados 11,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice mais baixo em 41 anos

iStock/Foto ilustrativa

Ano passado, mesmo com 3,2 milhões de habitantes, foram computados 373 casos. Em relação a 2019, a redução foi de 10,8%. O número de ocorrências dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) – que englobam, além do homicídio (feminicídio), latrocínio e lesão corporal seguida de morte – teve redução de 8,9%. Ou seja, 40 vidas foram poupadas no decorrer do ano.

“Em 2019 tivemos a menor taxa de homicídios em 35 anos”, reforça o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

“Desta forma, sabíamos que 2020 seria um ano desafiador e que seria necessário concentrar esforços para resultados iguais ou melhores que o ano anterior. Mesmo diante de uma pandemia, em que foi necessário fazer a realocação de prioridades e adaptação dos serviços, conseguimos colocar em prática ações que renderam ao DF um ano com decréscimos do número de crimes contra o maior bem do ser humano, que é a vida”, completa.

Latrocínio

O crime de latrocínio registrou seis casos a mais que em 2019. Das 31 ocorrências do ano passado, 19 foram registradas nos três primeiros meses –  3% do total.

“Iniciamos, a partir de março, uma série de medidas de reforço no policiamento de identificação e prisão de autores, impedindo, assim, a reincidência. Mais de 80% dos que cometeram esse tipo de crime foram identificados. Já nos meses de abril, maio e julho não foram registrados latrocínios no DF ”, destaca o secretário.

Os anos de 2019 e 2020 foram o primeiro e o terceiro, respectivamente, com os menores números de casos de latrocínio em 21 anos.

Feminicídios 

A redução dos feminicídios em 2020 foi de quase 50%, no comparativo com 2019, quando foram registradas 32 mortes pelo crime de gênero.

Em 2020 houve 17 vítimas de feminicídio, crime que não teve nenhum registro nos meses de fevereiro, maio, outubro e novembro. O índice desse tipo de crime no DF foi de 1,07/100 mil habitantes, o menor desde a criação da lei, em 2015.

“A redução mostra que a estratégia de prevenção surtiu efeito, mesmo diante da pandemia. A inauguração de mais uma delegacia especializada no atendimento à mulher, a possibilidade de registros on-line de ocorrências e o aumento das visitas do programa de Prevenção Orientada à Violência Doméstica [Provid], da Polícia Militar, foram essenciais para redução dos casos de violência doméstica e consequentemente, de feminicídio”, avalia Anderson Torres.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?