DF tem mais 26 mil doses para ampliar campanha de vacinação de idosos
A chegada dos imunizantes da Coronavac nesta manhã poderá permitir que a campanha contra Covid-19 seja ampliada a partir desta quinta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal recebeu, nesta quarta-feira (3/3), mais 26,2 mil doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac. De acordo com a Secretaria de Saúde, os imunizantes estão na Rede de Frio e começarão a ser distribuídos para as regiões à tarde. Metade do lote ficará reservado para a segunda dose.
Com a chegada deste lote, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que a imunização contra a Covid-19 poderá ser ampliada para pessoas a partir de 75 anos nesta quinta-feira (4/3). Atualmente, a vacinação é restrita a idosos com 76 anos ou mais. A Secretaria de Saúde informou que, “com a chegada da nova remessa, a pasta vai definir na tarde de hoje o novo grupo a ser imunizado”.
A estimativa anterior era de que a inclusão das pessoas com 75 anos no plano de vacinação ocorresse na semana passada, após a chegada de 25,5 mil doses da fórmula da AstraZeneca. Porém, a conta prevista pelo governo não fechou. Isso porque o DF tem hoje 9.363 idosos com 75 anos, e a quantidade de imunizantes recebida era suficiente para contemplar apenas aqueles que têm entre 76 e 78 anos.
Expectativa
Na terça-feira (2/3), o governador disse acreditar que a vacinação de pessoas a partir de 70 anos pode começar ainda em março, caso mais doses sejam remetidas ao Distrito Federal.
O chefe do Palácio do Buriti orientou a equipe a fazer um levantamento dos grupos com maior risco e que podem ser incluídos nas próximas fases da imunização, como agentes socioeducativos, conselheiros tutelares, assistentes sociais, servidores do DF Legal e pacientes que fazem hemodiálise.