DF tem falta de vacinas contra Covid em alguns postos. Saiba aonde ir
Secretaria de Saúde do DF informou que espera receber de ministério 30 mil novas doses de vacinas contra a Covid-19 ainda nesta 4ª feira
atualizado
Compartilhar notícia
Algumas unidades de saúde do Distrito Federal registraram falta de doses de vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (13/12). A indisponibilidade de estoque aconteceu dias após o início da aplicação do reforço da vacina Pfizer bivalente em pessoas de 60 anos ou mais, além de outros grupos específicos.
Em relação ao caso, a Secretaria de Saúde (SES-DF) informou a expectativa é de que o Ministério da Saúde entregue 30 mil doses, ainda nesta quarta-feira (13/12), para abastecimento de todo o Distrito Federal. Os postos de vacinação atualizados podem ser conferidos no site da pasta.
Imunização completa
Para receber a bivalente, além de fazer parte do público-alvo, é necessário ter recebido a dose mais recente de imunizante há mais de 6 meses.
Para estar em dia com a vacinação contra a Covid-19 no Brasil, as pessoas acima de 18 anos devem ter recebido a primeira e a segunda dose contra o vírus, e o reforço — com vacina bivalente —, aplicado quatro meses após a cobertura inicial.
Quem tomou duas doses de reforço após o esquema primário também deve receber a terceira dose com a bivalente. Quem não tiver recebido a primeira ou a segunda dose do reforço precisará iniciar ou reiniciar o esquema vacinal, com recebimento de dose monovalente, antes de tomar a atualmente disponível.
No caso das crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, são aplicadas três doses de Pfizer Baby, com intervalo de quatro semanas entre as duas primeiras e de oito semanas entre a segunda e a terceira. As crianças de 3 e 4 anos que tomaram duas doses de Coronavac devem receber o reforço quatro meses após a segunda.
O público de 5 a 11 anos recebe a vacina Pfizer Pediátrica. O esquema primário é de duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. Já o reforço, a terceira dose, deve ser aplicado quatro meses após a segunda.