Saúde do DF reforça que vacinação de crianças depende de nota técnica
A pasta afirma ter interesse em iniciar a campanha para a nova faixa etária, mas aguarda instruções do Ministério da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) aguarda nota técnica do Ministério da Saúde (MS) afim de iniciar a vacinação contra a Covid-19 de crianças a partir de 3 anos com a Coronavac. Como informou o Metrópoles, há apenas 6,5 mil doses armazenadas na rede de frio prontas para serem administrados na faixa etária.
De acordo com dados da Codeplan, existem cerca de 77.663 pequenos nesta faixa etária na capital, sendo 39.327 de 3 anos e 38.336 de 4. Há, portanto, vacina para apenas 8,3% deste público infantil.
Em nota, a pasta afirmou que o GDF tem total interesse em iniciar a campanha de vacinação contra o coronavírus para o público de 3 e 4 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No entanto, para que isso seja feito dentro das normas de segurança se faz necessário o protocolo, bem como a nota técnica do governo federal, documentos que são enviados sempre em que se inicia a imunização de um novo grupo. A Secretaria de Saúde também espera o cronograma de entrega de mais doses.
A nota técnica apresenta a dosagem adequada, a expectativa de público a ser imunizado, o intervalo de imunização entre a D1 e a D2; além de dados técnicos e científicos observados para o grupo. A Secretaria de Saúde esclarece que até o momento o ministério da Saúde não encaminhou o documento e tampouco oficiou o quantitativo de imunizante que será disponibilizado.