DF tem 342 pacientes com coronavírus; 12 em estado grave
Boletim da Secretaria de Saúde foi divulgado na manhã desta quarta-feira. São nove casos a mais em relação aos dados dessa terça-feira
atualizado
Compartilhar notícia
Os casos confirmados de coronavírus são 342 na capital do país, de acordo com números divulgados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal na manhã desta quarta-feira (01/04).
São nove incidências novas em relação ao último boletim. De acordo com a divulgação desta quarta-feira (01/04), 12 pessoas estão com infecções graves/críticas, enquanto 31 se encontram em situação moderada/grave e 222 com casos leves. Do total, 197 pacientes são do sexo masculino e 145, do feminino.
A faixa etária com mais infectados está entre 30 a 34 anos, com 32,2%, seguido das pessoas que têm entre 40 e 49, com 24,3%. Entre as cidades, o Plano Piloto segue como aquela com mais pacientes: 99. É seguida por Lago Sul (55), Águas Claras (24) e Sudoeste/Octogonal (31). Vítimas de outros estados tratados na capital do país somam 36 pessoas.
Veja quadro:
Existem diferenças entre cada uma das classificações. As infecções leves são aqueles casos em que o paciente não apresenta pneumonia ou uma versão mais branda, fica em isolamento domiciliar e tem acompanhamento da Secretaria de Saúde. Os moderados/graves indicam os internados em leitos gerais dentro de hospitais. Eles sentem falta de ar, mudança na frequência respiratória e problemas na saturação de oxigênio no sangue.
Por fim, as infecções críticas/graves são para os pacientes internados em UTIs. Eles têm insuficiência respiratória, choque séptico e possibilidade de falência múltipla dos órgãos.
Na noite dessa terça-feira (31/03), o Distrito Federal chegou à marca de 333 casos confirmados. O boletim divulgado pela pasta aponta que, entre os infectados, 192 (57,7%) são do sexo masculino, com idade média de 43 anos. Além disso, 44 (13,2%) estão hospitalizados, sendo 30 desses em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
É possível acompanhar também os números de todo o Brasil. O Metrópoles faz o levantamento diário dos casos em território brasileiro.
Mortes
A capital federal contabiliza três mortes provocadas pela doença. A terceira delas foi a de um idoso de 73 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul, desde o dia 23 março.
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, a vítima apresentava algumas comorbidades, como hipertensão. O idoso morreu nesta terça-feira (31/03).
O morador do Núcleo Bandeirante Maurílio José de Almeida, 77, foi a segunda morte registrada no DF por Covid-19. Internado na UTI do Hospital Brasília, no Lago Sul, desde 27 de março, ele morreu no último domingo (29/03). O teste do paciente foi confirmado para a Covid-19 nessa segunda-feira (30/03).
Ainda de acordo com a pasta, o idoso apresentava comorbidades, fato que agravou o quadro de saúde. Maurílio tinha neoplasia, cardiopatia e doença pulmonar obstrutiva crônica.
No fim de semana, o GDF comunicou a primeira morte por coronavírus no DF. Trata-se de uma paciente de 61 anos. Ela estava internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e faleceu na unidade de saúde no dia 23 de março
A confirmação de que a moradora de Brasília tinha a Covid-19 veio no domingo, com o resultado da contraprova, realizada pela Fiocruz, no Rio de Janeiro. A enfermeira Viviane Rocha de Luiz também tinha comorbidades.