DF tem 30 mil títulos de eleitor cancelados. Saiba como regularizar
Eleitores do Distrito Federal têm até 4 de maio para resolver pendências ou solicitar primeira via do documento
atualizado
Compartilhar notícia
Eleitores têm até 4 de maio para regularizar o título eleitoral ou solicitar a primeira via do documento e ficar apto para participar das eleições de 2022. O primeiro turno ocorre em 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, será realizado em 30 de outubro.
Como tirar a 2ª via da Carteira de Identidade sem sair de casa
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), 30.109 eleitores do Distrito Federal tiveram o título cancelado por não justificarem o não comparecimento às urnas nas três últimas eleições.
Atualmente todos os serviços eleitorais estão sendo prestados de forma remota por meio do site do Tribunal Eleitoral ou pelo endereço do Título.net diretamente.
O Tribunal pede que os eleitores façam a regularização com antecedência para evitar tumulto nos últimos dias. Poderá haver filas nos cartórios eleitorais, caso retorne o atendimento presencial, ou congestionamento no site.
Primeira via e regularização
Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecerá informações sobre a digitalização de documentos necessários para a solicitação.
Os eleitores com títulos cancelados precisam verificar as pendências junto à Justiça Eleitoral, pelo portal do TSE ou pelo aplicativo e-Título. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.