DF tem 2º dia de agendamento da vacina para pessoas com comorbidades
No primeiro dia, 29 mil pessoas do público-alvo garantiram a vacina contra a Covid-19 na capital do país
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal continua, nesta quinta-feira (6/5), o agendamento da vacina para as pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos. No primeiro dia, 29 mil integrantes do público-alvo garantiram o acesso ao imunizante. Podem agendar pessoas já cadastradas no site vacina.saude.df.gov.br. Nesta primeira etapa, 60 mil doses estão reservadas para marcação.
Desde que o Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou o cadastramento para vacinação do grupo com comorbidades, na última sexta-feira (30/4), 115 mil pessoas se registraram no sistema. No entanto, a população está encontrando dificuldade. Nesta quarta, gestantes com comorbidades informaram ao Metrópoles os percalços.
Segundo os relatos, a opção de gestante não estava disponível. Além disso, no primeiro dia do agendamento para pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos, o sistema saiu do ar às 15h. Segundo a Secretaria de Saúde (SES), o sistema está sendo otimizado de forma periódica, a partir da análise permanente da área técnica. Por isso, em alguns períodos, o site pode ficar fora do ar, enquanto os técnicos da secretaria trabalham para o aperfeiçoamento do processo.
Assim, continua o agendamento para preenchimento das 10 mil vagas que foram abertas na última segunda-feira (3/5) para pessoas com síndrome de Down (18 a 59 anos), imunossuprimidos (18 a 59 anos), gestantes e puérperas com comorbidades (18 a 59 anos), pessoas com deficiência inscritas no BPC (18 a 59 anos) e em terapia renal substitutiva (18 a 59 anos).
Em relação ao grupo de pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos, a SES espera fazer a imunização nas seguintes datas:
- 7 e 8 de maio: pessoas com 59 anos com comorbidades;
- 10 e 11 de maio: pessoas com 58 anos com comorbidades;
- 12 e 13 de maio: pessoas com 57 anos com comorbidades;
- 14 e 15 de maio: pessoas com 56 anos com comorbidades;
- 16 e 17 de maio: pessoas com 55 anos com comorbidades;
Veja quais são as comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19:
Conscientização
Nessa quarta, o GDF divulgou peças publicitárias com o objetivo de conscientizar a população do Distrito Federal, especialmente aqueles já contemplados pelo programa de imunização para a importância da vacinação contra a Covid-19.
A ação foi feita após a baixa procura pelo imunizante por parte das pessoas de 60 e 61 anos. O governo acredita que parte deste grupo quer escolher a marca da vacina.
Segundo números da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), exitem, no DF, 52 mil pessoas nas faixas etarias de 60 e 61 anos, mas até essa quarta-feira apenas 15 mil buscaram se vacinar.
Veja fotos da vacinação de pessoas com 60 e 61 anos no DF: