metropoles.com

DF tem 2ª menor variação de mortes por Covid do país na última semana

Segundo levantamento da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), o índice no DF ficou em menos 26,96%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ambulância
1 de 1 Ambulância - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Na última semana epidemiológica de maio, entre os dias 17 e 23 do mês, o Distrito Federal apresentou o segundo menor crecimento percentual de mortes por Covid-19 do Brasil. Segundo levantamento da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), o índice do DF foi de – 26,96%, à frente apenas do Pará.

O indicador representa o quanto o número de mortes varia de uma semana epidemiológica para a outra. Ter uma quantidade baixa significa que cada vez menos pessoas perdem a vida na capital do país em decorrência do novo coronavírus.

Veja o gráfico:

Reprodução

No entanto, esta não é a única forma de medir os efeitos do vírus. Quando se olha para a taxa de mortalidade, ou seja, quantas pessoas morrem a cada 100 mil habitantes, a capital salta para quarto colocado em todo o país, atrás apenas de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Rio de Janeiro. No DF, até o dia 23 de maio, 281 pessoas morreram a cada 100 mil habitantes.

2 imagens
Taxa de mortalidade das capitais
1 de 2

Taxa de mortalidade dos estados brasileiros e a média do Brasil

Ministério da Saúde. Elaboração Dieps/Codeplan
2 de 2

Taxa de mortalidade das capitais

Ministério da Saúde. Elaboração Dieps/Codeplan

O estudo da Codeplan revela com clareza como o vírus tem efeitos diferentes, dependendo da faixa etária. Apesar de o número de casos confirmados se concentrar entre pessoas com idades de 30 a 45 anos, a maior parte das mortes está entre aquelas com mais de 60 anos.

Reprodução

Isolamento social

O boletim da Codeplan também mostra uma queda no índice de isolamento social no DF. A medida é uma forma de proteção contra a Covid-19. O grau de isolamento em 20 de maio era o segundo mais baixo desde o início da pandemia. A última vez que os brasilienses mais sairam de casa foi antes da explosão da segunda onda na capital, ainda em janeiro.

Reprodução

O DF segue a tendência do Brasil. Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha na segunda-feira (17/5), o nível de isolamento social no país é o menor desde o início da pandemia. De acordo com o estudo, apenas três em cada 10 brasileiros adultos, ou seja, 30%, estão totalmente isolados ou saem de casa somente para atividades essenciais.

O levantamento da Codeplan mostra que os brasilienses estão frequentando cada vez mais o transporte público, parques, locais de trabalho e áreas de lazer.

Veja:

Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?