DF tem 2,6 mil novos casos e taxa de transmissão da Covid chega a 2,12
Esta é a oitava alta seguida no índice que mostra uma estimativa da circulação do vírus na capital
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal registrou, nesta quinta-feira (13/1), uma taxa de 2,12 na transmissão da Covid-19. O índice é 0,01 maior que o de quarta (12) e representa a oitava alta seguida na capital.
O número tão alto significa significa que, a cada 24 horas, a quantidade de infectados pela doença está mais do que dobrando. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, a capital registrou 2.630 casos novos em relação ao dia anterior.
Aumento é esperado
Mais cedo, a Secretaria de Saúde informou que espera um aumento no número de internações e óbitos pela Covid-19, devido ao avanço da variante Ômicron. A pasta acompanha a evolução da ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos hospitais da rede pública e, se necessário, poderá mobilizar mais leitos.
Em coletiva de imprensa, o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno, afirmou que as hospitalizações devem aumentar nos próximos dias, com o pico de casos de Covid-19 no início deste ano. No entanto, ele pontuou que, devido ao avanço da vacinação, o aumento não será proporcional à quantidade de casos da doença, como ocorreu nas primeiras ondas.
“Mesmo que grande parte dos casos sejam leves, é esperado um aumento nas internações, um aumento no número de óbitos, principalmente nessa fase de pico [de contaminações por Covid-19]. Entretanto, não será um aumento proporcional, não será o que vivemos na primeira ou na segunda onda. Será algo muito menos proporcional. E é o que estamos vendo no Distrito Federal: [a quantidade de mortes] não está acompanhando essa rápida aceleração”, disse.
Casos de Ômicron
A Secretaria de Saúde do confirmou, nesta quinta-feira (13/1), que há 72 pessoas infectadas com variante Ômicron no DF. Foram sequenciadas mais 39 amostras e, destas, apenas 6 eram da variante Delta.
Além do resultado do Laboratório Central (Lacen), mais 13 amostras foram analisadas pelo Hospital da Criança, e confirmadas, também, com a infecção pela nova variante.
Covid-19: o que se sabe sobre a variante Ômicron até o momento:
Festas, shows e aglomeração no DF
Na quarta-feira (12/1), um novo decreto do Palácio do Buriti, publicado em edição extra no Diário Oficial, proibiu a realização de shows, festas e festivais no Distrito Federal com cobrança de ingressos. A iniciativa tem a intenção de frear a taxa de transmissão no DF, que tem registrado alta, dia após dia.
Ainda na quarta-feira, a taxa de transmissão da Covid-19 registrou o índice de 2,11. O número significa que, a cada 24 horas, a quantidade de infectados pela doença tende a dobrar.