metropoles.com

DF tem 1º time de futsal formado por jogadores com síndrome de Down

Equipe de futsal formada por pessoas com síndrome de Down tem 50 inscritos e fará treinos no Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro, aos sábados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Imagem colorida de jovens e adusltos com síndrome de Down em quadra de futsal
1 de 1 Imagem colorida de jovens e adusltos com síndrome de Down em quadra de futsal - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Pela primeira vez, o Distrito Federal terá um time de futsal formado por pessoas com Síndrome de Down. O clube Futsaldown do DF, como toda grande equipe, tem, inclusive, um centro de treinamento, no Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro. O espaço será usado para treino dos atletas nas tardes de sábado.

Além de promover a prática do esporte, a iniciativa visa permitir que jovens e adultos com a trissomia do cromossomo 21 se integrem em atividades sociais.

Presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBasd), Cléo Bohn, 57 anos, é mãe da jogadora Giovanna Pinelli, 14. A organizadora do time conta que a ideia de montar a equipe de futsal partiu de exemplos que surgiram em outras partes do país. Entre os primeiros estão a Ponte Preta e o Corinthians.

Atualmente, o Futsaldown do DF conta com mais de 50 atletas inscritos. “O benefício não é só para pessoas com Down. Essa é uma oportunidade para todos saírem de casa, praticarem o esporte e conviverem em sociedade. Isso é muito importante, não só para pessoas com a síndrome, mas para que os demais conheçam as dificuldades deles e respeitem, porque cada um de nós veio ao mundo de uma forma diferente”, enfatiza Cléo.

4 imagens
A equipe Futsaldown do DF, como todo grande time, tem um centro de treinamento
Além da prática desportiva, iniciativa visa promover a integração social
Giovanna Pinelli, 14 anos
1 de 4

Brasília tem primeiro time de futsal Down

Material cedido ao Metrópoles
2 de 4

A equipe Futsaldown do DF, como todo grande time, tem um centro de treinamento

Material cedido ao Metrópoles
3 de 4

Além da prática desportiva, iniciativa visa promover a integração social

Material cedido ao Metrópoles
4 de 4

Giovanna Pinelli, 14 anos

Material cedido ao Metrópoles

A presidente da FBasd relata que o assunto ganhou importância na vida dela após o nascimento de Giovanna. “É sabido que todos os esportes beneficiam a qualidade de vida. Hoje, nossa filha tem 14 anos. Quando ela nasceu, o geneticista nos disse que a expectativa de vida com uma pessoa com síndrome de Down girava em torno de 48 anos. Hoje, a deles está quase igual à da população em geral, porque houve muitos avanços na medicina e em terapias”, compara a organizadora do time.

Apoio

Ciente da importância da importância da prática de esportes para pessoas com Down, Cléo procurou interessados em apoiar o projeto. A proposta gerou entusiasmo entre a comunidade. Então, um técnico, um educador físico e uma terapeuta ocupacional se apresentaram como colaboradores voluntários.

“Agora, buscamos parcerias nas áreas de fisioterapia, massagem e nutrição, para que esses jovens e adultos tenham atendimento durante as atividades e estejam preparados para os treinos”, afirma Cléo.

A criação do time foi oficializada em uma cerimônia, no último sábado (19/8). A próxima meta, segundo Cléo, é atrair patrocinadores, para que o time dispute jogos de campeonatos.

“O objetivo inicial é de que eles tenham mais uma atividade física, principalmente os adultos. Alguns que já passaram da fase de ir para a escola ficaram muito em casa após o início da pandemia. A ideia é que eles tenham uma melhora na qualidade de vida”, completa a presidente da FBasd.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?