DF tem 189 pessoas na fila por leitos de UTI. Ocupação é de 96%
Demanda por terapia intensiva é a pior desde o início da crise de saúde pública no Distrito Federal, com a pandemia do novo coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo com a ampliação de leitos, a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) voltadas para pacientes com Covid-19 na rede pública do Distrito Federal subiu na manhã deste sábado (13/3), chegando a 96%. O dado é do sistema InfoSaúde, do GDF, atualizado às 12h10. Mais cedo, às 6h10, o índice estava em 95%.
Além disso, até as 11h30 deste sábado, a lista de espera por UTI na rede pública tinha 189 pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. Há apenas pacientes adultos na fila. A taxa de ocupação de leito adulto está em 98,98%.
Atualmente, há 298 leitos para Covid-19 ocupados e 14 vagos na rede pública. No entanto, dos leitos disponíveis, três são neonatais, sete pediátricos e apenas quatro adultos. Outros 14 estão bloqueados ou aguardando liberação.
A rede privada de saúde está com taxa de ocupação de 99%. São 322 leitos de UTI Covid ocupados, cinco disponíveis — destes, apenas um é pediátrico — e um bloqueado.
Taxa de transmissão
O governador Ibaneis Rocha (MDB) iinformou, na manhã deste sábado (13/3), que a taxa de transmissibilidade da Covid-19, que chegou a 1,38 nos últimos dias, baixou para 1,12.
“Isso significa que as medidas que tomamos deram certo. Mesmo assim, ainda é muito alta! É preciso que mantenham o uso de máscara e álcool em gel e o distanciamento”, escreveu em publicação nas redes sociais.
O chefe do Palácio do Buriti acrescentou que, nos próximos dias, mais 100 leitos para o novo coronavírus serão instalados na rede pública de saúde do DF.
“Serão 80 leitos nos hospital de Santa Maria e outros 20 no Hospital de Base – esses últimos, inclusive, com suporte dialítico, para pacientes que precisam de hemodiálise”, afirmou.
“É mais um esforço que estamos fazendo para atender a nossa população, mas precisamos contar com todo mundo para combater essa doença. Conto com vocês! Bom final de semana a todos!”, pediu o emedebista.
Desde o início da pandemia, o DF notificou 314.521 contaminações e 5.082 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas, foram 34 mortes e 1.565 novas infecções. Os números foram divulgados na noite da sexta-feira (12/3), pela Secretaria de Saúde do DF.