metropoles.com

DF tem 1,6 mil vagas para estágio e 257 destinadas a aprendizes

No Brasil, são 13 mil postos abertos, segundo dados do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock
Business meeting. Marketing strategy
1 de 1 Business meeting. Marketing strategy - Foto: Istock

Atenção, estudantes: aproximadamente 1,6 mil vagas de estágio para os níveis médio e superior estão abertas no Distrito Federal. Além disso, há 257 oportunidades para aprendizes, destinadas a quem está cursando ou já concluiu os ensinos fundamental, médio e técnico. Em todo o Brasil, são 13 mil postos disponíveis. As informações são Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).

Segundo Wesley Teles, supervisor de Atendimento do Ciee em Brasília, o final das férias de julho é um período positivo para quem procura estágio. “Coincide com o fim de contratos, então as empresas acabam criando vagas”, ressaltou. Teles explica que as oportunidades são bem divididas entre empresas públicas e privadas.

Dados da pesquisa Benefícios Econômicos e Sociais do Estágio e da Aprendizagem Profissional, feita pelo Ciee e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apontam que estagiários e aprendizes do Brasil produzem R$ 6,2 bilhões por ano. Juntos, eles ajudam a movimentar o produto interno bruto (PIB) brasileiro, gerando impacto positivo de R$ 15,1 bilhões.

Para ter acesso à lista de cargos disponíveis, é necessário fazer cadastro na página do Ciee. Aqueles que já têm registro devem atualizar o e-mail e telefone de contato. A inscrição é gratuita.

“Com o cadastro atualizado, o estudante terá maior chance de conseguir vaga. É importante sempre colocar algum curso extra ou trabalho voluntário que desenvolveu durante esse período de estudo para fortalecer o currículo”, recomenda Wesley.

Estágio ou aprendizagem?

O objetivo do estágio é complementar a formação dos estudantes de ensino médio, técnico ou superior que tenham ao menos 16 anos de idade. É uma atividade supervisionada, desenvolvida em ambiente de trabalho e sem vínculo empregatício.

O programa Aprendiz Legal está aberto para jovens de 14 a 24 anos de idade, que estejam cursando ou que tenham concluído os níveis fundamental, médio e técnico. É voltado para a preparação e a inserção dos participantes no mercado de trabalho. A atividade é regida por contrato de trabalho especial, disposta no artigo 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?