metropoles.com

DF tem 13 postos para coleta de leite materno. Saiba como doar

De janeiro a junho deste ano, os bancos de leite na capital do país já arrecadaram mais de 9 mil litros do alimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
leite materno
1 de 1 leite materno - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Com o lema: “Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”, a campanha de doação de leite materno em 2021 já arrecadou, até junho, 9.272,1 litros no Distrito Federal. Em 2020, foram arrecadados 17.976,1 litros. Segundo a Secretaria de Saúde, a margem vem crescendo, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.

Ao todo, o DF conta com 13 postos para arrecadação do alimento na rede pública de saúde: 10 Bancos de Leite Humano e três Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH). O contato deve ser feito pelo número 160, opção 4, ou pelo site Amamenta Brasília.

Após o contato, uma equipe do BLH ou do PCLH confirmará o cadastro e agendará a visita para a coleta do Corpo de Bombeiros, em casa, e sem nenhum custo ou deslocamento da doadora. Um pote de leite materno é suficiente para alimentar até 10 bebês.

Segundo a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, Miriam Santos, cada criança recebe o volume de leite adequado às suas condições clínicas, o que pode variar, dependendo da idade gestacional, do peso e da condição clínica da criança.

“A doação de leite materno faz a diferença na vida das crianças internadas nas unidades neonatais. As doadoras são solidárias com as mulheres que estão passando por um momento difícil, e por algum motivo neste momento não podem alimentar seus bebês”, pondera a coordenadora.

Campanha

O tema chegou num momento de dificuldades diante de um cenário pandêmico. Muitas mães que estão amamentando seus bebês se sentem ainda mais expostas e tentam de todas as formas resguardar a si e aos filhos, evitando o contato social.

Porém, o momento também é de engajamento e sensibilização para doação de leite materno aos bebês que se encontram internados nas unidades hospitalares do DF.

Gesto de amor

Consciência social e amor à vida são palavras e gestos que motivam as mães que estão amamentando em livre demanda a doar para os bebês que estão internados e necessitam desse alimento para sobreviver.

Mirian Santos reforça que toda mulher que está amamentando pode ser voluntária, e dessa forma, ajudar a salvar a vida de vários recém-nascidos.

“O leite materno é essencial na recuperação de bebês prematuros, no desenvolvimento físico da criança, na ligação de afetividade entre mãe e filho e na fase adulta incorre em menos riscos de desenvolver doenças crônicas como diabetes e hipertensão”, revela. (Com informações da Saúde do DF)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?