DF tem 11 dos 16 hospitais públicos que tratam Covid com UTIs lotadas
Apenas cinco hospitais têm leitos vagos. Fila de espera por UTI chega a 330 pessoas, 239 delas com suspeita de Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Na tarde desta terça-feira (16/3), 11 dos 16 hospitais públicos com tratamento para pacientes em estágio grave de Covid-19 no Distrito Federal estão com todos os leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) ocupados. Os números são do painel InfoSaúde, atualizado às 16h10.
Das cinco unidades de saúde com leitos disponíveis, uma tem apenas cinco leitos pediátricos e outra tem três neonatais. Trata-se do Hospital da Criança de Brasília (HCB) e do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), respectivamente.
Com isso, a ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 para adultos atingiu a taxa de 97% de ocupação nesta terça. Ao se considerar os leitos para crianças e recém-nascidos, o percentual cai para 95%.
No Hran também há leitos para adultos, mas todos estão ocupados. Em todo o DF, existem apenas oito leitos disponíveis para pessoas mais velhas, nos hospitais São Mateus, Regional de Santa Maria e Daher Lago Sul.
Embora às vezes o InfoSaúde mostre leitos livres no painel de consulta para o público, ocorre de haver paciente que já estava na fila de espera e que foi direcionado para essas vagas. Em todo o DF, 330 doentes aguardam por um leito de UTI, 239 deles estão com suspeita ou confirmação de Covid-19.
Assim como a rede pública, os hospitais privados também estão lotados. Ainda segundo o painel InfoSaúde, 96% dos leitos da rede de saúde privada estão ocupados, com apenas 15 vagas disponíveis.
Ampliação
No dia 10 de fevereiro, o DF contava com 145 leitos públicos de UTI para pacientes com Covid-19. Nessa segunda-feira (15/3), eram 371, um aumento de 226 leitos em pouco mais de um mês.
Além disso, conforme antecipado pelo Metrópoles, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) publicou no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça a retomada do pregão eletrônico para contratar empresa especializada em montagem e estrutura para três hospitais de campanha.
As novas unidades contarão com 100 leitos de UTI cada e vão reforçar o enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Veja: