DF: taxa de ocupação dos leitos de UTI atinge 98% na tarde desta sexta
A fila por um leito tem 226 pessoas, 164 delas estão com suspeita ou confirmação de Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTI) exclusivas para tratar pacientes adultos com Covid-19 no Distrito Federal atingiu a marca de 98% na tarde desta sexta-feira (12/3). Os dados são do painel InfoSaúde, da Secretaria de Saúde (SES), atualizados às 16h10.
No momento, há apenas 16 leitos livres na rede pública: oito são pediátricos e quatro, neonatais. Assim, sobram quatro leitos para adultos que precisam de internação devido à Covid-19.
Na rede privada, a ocupação também atingiu 98%. Dos 326 leitos, apenas cinco estão livres. No momento, 226 pacientes do DF esperam na fila pela terapia intensiva. Desse total, 164 estão com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19.
Providências
Nos últimos 10 dias, a SES abriu mais de 110 leitos. A pasta afirma trabalhar na ampliação da oferta de UTIs com suporte de ventilação mecânica e enfermaria, necessários para a recuperação de pacientes com Covid-19.
Na quinta-feira (11/3), a Saúde iniciou a ativação de mais 50 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nos hospitais de Base e de Santa Maria (HRSM). Dessa forma, a taxa de ocupação no DF caiu de 99% para 84,36%.
O titular do Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou investimento de R$ 36 milhões na construção de três novos hospitais de campanha. O governo também adotou medidas de distanciamento social, com lockdown parcial e toque de recolher. Por outro lado, segue com o plano de vacinação proposto pelo governo federal.