metropoles.com

DF: taxa de desemprego sobe, e população sem trabalho passa de 271 mil

Dados constam na Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED-DF), divulgada nesta 3ª feira pelo IPEDF e pelo Dieese

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pessoa segurando carteira de trabalho igualdade salarial - Metrópoles
1 de 1 Pessoa segurando carteira de trabalho igualdade salarial - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A taxa de desemprego no Distrito Federal subiu em fevereiro e chegou a 16,8%. No mês anterior, o índice havia ficado em 15,8%.

Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED-DF), divulgada nesta terça-feira (28/3) pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A população ocupada fechou fevereiro em 1,39 milhão de pessoas, quantidade 1,5% menor que a verificada em janeiro. Além disso, no segundo mês do ano, o número de desempregados passou de 271 mil — 16 mil a mais que o observado no período anterior.

Em comparação a fevereiro de 2021, a taxa de desemprego no Distrito Federal caiu de 17% para 16,8%. Contudo, no mesmo período, a taxa de participação — proporção de pessoas com mais de 14 anos no mercado de trabalho, como ocupadas ou desempregadas — também se reduziu, ao passar de 64,7% para 62,2%.

Informalidade

A taxa de desemprego cresceu em todos os grupos com dados disponíveis: nas regiões de média-alta renda, de 14,4% para 15,2%; nas áreas de renda média-baixa (de 18% para 19,6%); e nas de baixa renda (20,5% para 21,1%), entre janeiro e fevereiro.

O resultado da pesquisa apontou, ainda, queda no número de trabalhadores no setor de serviços (-1,4%) e da construção (-5,7%). O indicador no segmento da administração pública também diminuiu em fevereiro (-5,6%) quando comparado ao mês anterior.

No setor privado, caiu a porcentagem de assalariados com carteira de trabalho assinada (-2,9%); enquanto isso, houve aumento do número de empregados informalmente (4,2%).

Os dados revelam, ainda, estabilidade na taxa de empregados domésticos, que variou 1,4%, e de trabalhadores em funções como empregadores, donos de negócio familiar, funcionários familiares sem remuneração e profissionais liberais (0,8%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?