DF supera em 65% a média de chuva esperada para todo o mês de outubro
Até a manhã desta 4ª feira (23/10), o DF registrou 233,8 milímetros (mm) de chuva no Plano Piloto. A média histórica do mês é de 141,8 mm
atualizado
Compartilhar notícia
O brasiliense deve se preparar para enfrentar muita chuva nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva da primavera finalmente se firmou na capital da República. Em 22 dias de outubro, o Distrito Federal acumulou 233,8 milímetros (mm) de chuva no Plano Piloto e superou em 65% o total esperado para todo o mês.
Somente nessa terça-feira (22/10), choveu mais de 43,8 mm na Estação Meteorológica do Plano Piloto. A média de chuva normal para o mês de outubro em Brasília é de 141,8 mm.
Segundo o meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, a previsão desta quarta-feira (23/10) é que haja chuvas fortes em alguns pontos do DF. A temperatura mínima registrada pelo Inmet foi de 18°C, podendo chegar aos 31°C. A umidade do ar deve variar entre 95% e 50%.
“A combinação do calor com a alta umidade favorece a presença das chuvas. A partir de agora, o DF já apresenta uma frequência maior de dias seguidos com chuva. É o fim da estiagem”, explica Héraclio.
Extensa faixa de nuvens de chuva
O Distrito Federal será uma das áreas do país atingidas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O fenômeno, caracterizado por uma extensa faixa de nuvens de chuva, deve atingir o país a partir da quinta-feira (24/10) e permanecer estacionada até sábado (26/10).
De acordo com o Inmet, a ZCAS é resultado de uma frente fria que avança pelo Oceano Atlântico, entre as regiões Sul e Sudeste do país.
“Esse sistema, juntamente com o comportamento dos ventos na coluna atmosférica, favorecerá a formação de um canal de umidade desde a região amazônica até o Sudeste do Brasil”, afirma o órgão.
Veja o mapa que indica onde haverá impacto do fenômeno:
Nessa terça, a Defesa Civil do DF publicou um alerta de chuvas intensas. O órgão pediu que os moradores aumentassem a distância entre carros no trânsito e evitassem pontos de alagamento.