metropoles.com

DF supera em 65% a média de chuva esperada para todo o mês de outubro

Até a manhã desta 4ª feira (23/10), o DF registrou 233,8 milímetros (mm) de chuva no Plano Piloto. A média histórica do mês é de 141,8 mm

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
As fortes chuvas que atingem o Distrito Federal nesta quarta-feira (16/10) já causaram alagamentos na Asa Norte e queda de uma árvore na região do Incra 08. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital está sob alerta amarelo, com previsão de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h, válido até às 10h desta quinta-feira (17/10).
1 de 1 As fortes chuvas que atingem o Distrito Federal nesta quarta-feira (16/10) já causaram alagamentos na Asa Norte e queda de uma árvore na região do Incra 08. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital está sob alerta amarelo, com previsão de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h, válido até às 10h desta quinta-feira (17/10). - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

O brasiliense deve se preparar para enfrentar muita chuva nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva da primavera finalmente se firmou na capital da República. Em 22 dias de outubro, o Distrito Federal acumulou 233,8 milímetros (mm) de chuva no Plano Piloto e superou em 65% o total esperado para todo o mês.

Somente nessa terça-feira (22/10), choveu mais de 43,8 mm na Estação Meteorológica do Plano Piloto. A média de chuva normal para o mês de outubro em Brasília é de 141,8 mm.

Segundo o meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, a previsão desta quarta-feira (23/10) é que haja chuvas fortes em alguns pontos do DF. A temperatura mínima registrada pelo Inmet foi de 18°C, podendo chegar aos 31°C. A umidade do ar deve variar entre 95% e 50%.

“A combinação do calor com a alta umidade favorece a presença das chuvas. A partir de agora, o DF já apresenta uma frequência maior de dias seguidos com chuva. É o fim da estiagem”, explica Héraclio.

Extensa faixa de nuvens de chuva

O Distrito Federal será uma das áreas do país atingidas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O fenômeno, caracterizado por uma extensa faixa de nuvens de chuva, deve atingir o país a partir da quinta-feira (24/10) e permanecer estacionada até sábado (26/10).

De acordo com o Inmet, a ZCAS é resultado de uma frente fria que avança pelo Oceano Atlântico, entre as regiões Sul e Sudeste do país.

“Esse sistema, juntamente com o comportamento dos ventos na coluna atmosférica, favorecerá a formação de um canal de umidade desde a região amazônica até o Sudeste do Brasil”, afirma o órgão.

Veja o mapa que indica onde haverá impacto do fenômeno:

Nessa terça, a Defesa Civil do DF publicou um alerta de chuvas intensas. O órgão pediu que os moradores aumentassem a distância entre carros no trânsito e evitassem pontos de alagamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?