metropoles.com

DF: sindicato diz que escolas privadas convocaram professores antes de 27/7

De acordo com a entidade, medida descumpre decreto do GDF, que estabeleceu um cronograma com datas para o retorno dos colégios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Cadernos e livros
1 de 1 Cadernos e livros - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Algumas escolas particulares convocaram professores para o trabalho antes do dia 27 de julho, data estabelecida para a volta das aulas presenciais na rede privada.

Muitos já tiveram que se apresentar nesta segunda-feira (20/7). Para o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinproep), a convocação fere o decreto do GDF, que criou um cronograma com datas. A entidade notificou os colégios e acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Segundo o Sinproep, as escolas Pia Mater, Ideal, Colégio Everest e Coc Jardim Botânico acionaram os educadores antes do prazo regimental.

“Os professores só podem voltar ao trabalho a partir do dia 27 de julho. Antes disso, eles podem participar de discussões sobre protocolos e atividades apenas de forma on-line”, argumentou o diretor jurídico do Sinproep, Rodrigo de Paula.

Do ponto de vista do sindicato, conforme o decreto, o professor só está obrigado a comparecer à escola e participar das chamadas semanas pedagógicas a partir da data determinada pelo GDF.

Versão das escolas

Por outro lado, na avaliação do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe), a convocação está correta e segue os princípios do decreto. Além disso, os professores foram chamados para definir e treinar os protocolos de segurança para os alunos.

“Estamos realmente implementando um protocolo de profilaxia em todas as escolas. O Sinepe tem orientado por meio de um guia e repassando recomendações coletadas de instituições cientificas de renome internacional”, disse Álvaro Domingues.

O que dizem as escolas

Na leitura da responsável pela comunicação do Colégio Everest, Tainah Nóbrega, o decreto não fechou as portas das escolas para professores dispostos, por opção, a usar a infraestrutura das unidades e ministrar aulas virtuais aos alunos.

Na visão dela, o decreto não impede que as instituições aproveitem esse tempo para fazer os ajustes necessários ao retorno das aulas e para cumprimento de todas as exigências sanitárias adequadas. Por isso, para Tainah, a convocação não fere o decreto.

O Ideal disse que as informações repassadas pelo Sinproep-DF não são verdadeiras e negou ter havido convocação de professores nessa segunda-feira (20/7). Em nota enviada ao Metrópoles, o colégio afirmou que os colaboradores só retomarão as atividades presenciais a partir do dia 3 de agosto, portanto, após a data estabelecida em decreto.

“Fizemos um levantamento de todos os professores e funcionários que pertencem aos grupos de risco. Estes permanecerão dando aulas e trabalhando na modalidade home office”, completou a instituição.

De acordo com a entidade, professores e funcionários que retornarem às atividades presenciais receberão os equipamentos de proteção individual (EPIs), capacitação sobre rotinas de distanciamento na escola e cuidados de prevenção à Covid-19.

Outro lado

O Metrópoles tentou contato com Pia Mater e Coc Jardim Botânico, mas não obteve retorno. O espaço está aberto para eventuais manifestações.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?