DF: sem terceirizados, atendimento na Junta Comercial fica prejudicado
Apesar das reclamações, órgão garantiu que fim do vínculo com os empregados não afetou a prestação de serviços no local
atualizado
Compartilhar notícia
Quem tentou abrir ou alterar empresa na Junta Comercial do Distrito Federal nesta quinta-feira (04/07/2019) não conseguiu ser atendido. O fato ocorreu no mesmo dia em que foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a Lei nº 6.315, que cria a Jucis-DF (Junta Comercial, Industrial e Serviços do DF). De acordo com informações dadas a quem tentou acessar o órgão, todos os funcionários terceirizados foram exonerados após o decreto.
Uma foto enviada ao Metrópoles mostra os guichês de atendimento vazios (veja na imagem em destaque). O órgão fica situado no Setor de Autarquias Sul.
O contador Neimar Camelo, 40 anos, foi um dos prejudicados pela falta de trabalhadores. Ele narra que, junto a outros profissionais contábeis, tentou ser atendido no órgão pela manhã e que alguns foram impedidos de entrar. “Não tinha ninguém para nos receber e ainda nos disseram que não há previsão de voltar o serviço. Total falta de informação”, reclama.
Ainda conforme Neimar, alguns clientes precisavam resolver pendências e ficaram a ver navios. “Já estamos sendo cobrados da resolução de alguns assuntos. Se a gente não emitir as notas do MEI (Microempreendedor Individual) do mês de junho, por exemplo, atrapalha todo o recolhimento de impostos”, conta.
Com a nova norma, a Junta Comercial passa a ser vinculada ao Governo do Distrito Federal (GDF) e não mais à área federal. Mesmo sendo favorável ao novo modelo, Neimar reclama da transição. “A mudança deve agilizar os processos, mas desse jeito, atrapalha. Exoneraram todo mundo e não avisaram ninguém que não teria atendimento”, diz.
Versão oficial
Procurada, a Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Distrito Federal (Jucis-DF) confirmou a exoneração dos terceirizados, mas disse que “não houve qualquer interrupção dos serviços na data de hoje”. Segundo o órgão, uma nova estrutura funcional está sendo implementada com a nomeação de servidores.