DF: sem fazer prova de vida, 890 correm risco de perder aposentadoria
Mais de 8 mil aposentados e pensionistas não passaram pelo procedimento. Servidores nascidos em setembro devem fazer prova de vida neste mês
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo fato de não terem comparecido à prova de vida, 890 beneficiários correm o risco de perder aposentadorias e pensões pagas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Trata-se de grupo com data de aniversário em abril.
O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) destaca que esse público tem até 18 de setembro para fazer a prova de vida. Despois do prazo, o benefício ficará suspenso até que seja regularizada a situação.
O Iprev-DF contabilizou um total de 8.442 beneficiários, aniversariantes de janeiro a agosto, que ainda não fizeram a prova de vida em 2023.
Os aposentados e pensionistas nascidos em setembro que não fizerem o procedimento de comprovação serão notificados em até de 30 dias, por e-mail ou correspondência, para cumprir a obrigação.
Formas de atendimento
Confira como fazer a prova de vida:
Aplicativo
O aplicativo Prova de Vida GDF está disponível na App Store e na Google Play. A plataforma permite a aposentados e pensionistas fazer a comprovação sem necessidade de comparecer a agências do BRB.
Em casa
A visita domiciliar pode ser pedida por beneficiários com mais de 90 anos e aposentados e pensionistas moradores do DF, mas impossibilitados de se locomover, por motivo de doença grave ou incapacitante, comprovada por laudo médico.
O pedido para a visita domiciliar deve ser enviado pelo e-mail agendamento@iprev.df.gov.br, com atestado médico anexado que comprove a impossibilidade de deslocamento.
Exterior
Quem mora no exterior pode usar o aplicativo ou enviar correspondência. Se a região não tiver consulado ou representação diplomática, é preciso preencher o Formulário Específico de Atestado de Vida, disponível no site do Iprev-DF.
Onde houver consulado ou representação diplomática, é possível encaminhar a declaração de comparecimento emitida pelo órgão de representação internacional e cópia dos documentos autenticados.
Internados e reclusos
O responsável pelo aposentado ou pensionista internado em unidade hospitalar deverá apresentar ao Iprev-DF declaração ou laudo do médico que ateste a internação do paciente naquela data.
Aposentados e pensionistas em cumprimento de sentença de reclusão devem encaminhar ao Iprev-DF atestado ou Declaração de Permanência Carcerária, em papel timbrado, expedido pela instituição carcerária.
Residentes no Brasil, mas fora do Distrito Federal
Devem enviar ao Iprev-DF a Declaração de Prova de Vida no mês de realização dela. Não será aceita declaração com reconhecimento de firma por semelhança.
Serviço
Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o Iprev-DF pelo e-mail atendimento@iprev.df.gov.br ou pelo telefone 61 3105-3446.