metropoles.com

DF: secretário Transporte e Mobilidade Flávio Murilo pede exoneração

Confirmação da saída do então secretário consta no Diário Oficial do Distrito Federal desta 3ª feira. Chefe de gabinete assumirá a função

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
flávio-murilo-secretário-semob-transporte-mobilidade
1 de 1 flávio-murilo-secretário-semob-transporte-mobilidade - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Flávio Murilo Gonçalves Prates (foto em destaque), pediu exoneração da função. A confirmação da saída dele da pasta consta na edição desta terça-feira (20/2) do Diário Oficial (DODF).

Flávio Murilo será substituído por Zeno José Andrade Gonçalves, então chefe de gabinete da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e ex-prefeito de Rosário do Oeste (MT) – a cerca de 115 km da capital Cuiabá.

Por meio de nota, a pasta informou que Flávio Murilo pediu a saída ao governador Ibaneis Rocha (MDB) em janeiro. O motivo seriam questões familiares.

A publicação do pedido de exoneração, porém, saiu dias depois de o Metrópoles publicar três reportagens a respeito da atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU-DF) em até 16 meses.

A pasta fechou um convênio tripartite, com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) – do mesmo estado – para as pesquisas necessárias à atualização do plano, a primeira desde 2011.

Contudo, um ano antes de fechar o acordo, por R$ 7,85 milhões, a pasta havia desistido de um convênio para o mesmo fim, mas com a Universidade de Brasília (UnB).

Perfis

Servidor de carreira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o agora ex-secretário havia assumido a Semob em abril de 2023, no lugar de Walter Casimiro.

Com formação em engenharia civil e pós-graduação em infraestrutura de rodovias e barragens em terra, anteriormente, Flávio Murilo havia ocupado cargos como diretor técnico da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF); secretário municipal de Obras de Planaltina (GO); presidente do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO); superintendente do Dnit-GO/DF; e assessor da Presidência da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

O ex-número três da pasta (foto abaixo) é formado em administração de empresas e tem especialização em gestão pública. Antes de chegar à função de chefe da Semob, Zeno José assumiu as funções de prefeito em Mato Grosso, gerente de projetos, chefe dos escritórios de gestão estratégica e processos além de coordenador-geral de cadastro e licitações do Dnit.

Zeno José Andrade Gonçalves, ex-secretário de gabinete da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) assume chefia da pasta

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?