DF: Saúde realizou mais de 63 mil testes do novo coronavírus na população
Balanço foi informado ao Metrópoles nesta quarta (06/05) e inclui pacientes sintomáticos e também aqueles realizados no drive-thru
atualizado
Compartilhar notícia
Desde que surgiram as primeiras investigações de casos suspeitos do novo coronavírus, o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou, gratuitamente, 63.188 testagens para a Covid-19 na população local.
Balanço atualizado da Secretaria de Saúde e informado ao Metrópoles revela que, desse montante, a maior parte foi destinada para a estratégia de testes em massa nos 11 postos de drive-thru espalhados pelas regiões administrativas. Apenas para a ação foram direcionados 41.888 exames rápidos.
Ainda de acordo com a pasta, profissionais do Laboratório Central (Lacen) realizaram 8,3 mil exames até agora. A equipe é responsável por diagnosticar pacientes sintomáticos que procuraram as unidades da rede pública de saúde.
A estratégia de verificar a contaminação da Covid-19 também priorizou os servidores da Saúde e da Segurança Pública, que trabalham na linha de frente de combate à pandemia local. Apenas para as duas categorias foram direcionados 8,2 mil testes pela Secretaria de Saúde.
Uma dos maiores preocupações atuais, o cenário epidemiológico no complexo penitenciário mereceu 3,5 mil exames. Desses, 2 mil tiveram como destino a Papuda; 1,2 mil para a penitenciária feminina (Colmeia); e outros 300 para o Centro de Progressão Penitenciária.
Incluída no grupo de risco, a população mais velha também entrou na mira do GDF. Até agora, 1,3 mil testes chegaram a essa faixa populacional, sendo 800 para o hotel que tem hospedados idosos de baixa renda e outros 500 destinados a abrigos sociais.
Número de casos
A quantidade de pessoas infectadas por coronavírus no DF chegou a 1.940 na tarde desta quarta-feira (06/05). Os dados do GDF foram atualizados às 14h10.
São 75 casos a mais em relação ao balanço anterior, divulgado às 10h30 desta quarta, que apontava 1.865 doentes.
O aumento é de 103 contaminados se comparar o dado mais recente com o boletim da Secretaria de Saúde da noite dessa terça-feira (05/05), que indicava 1.837 diagnósticos positivos.
Das 1.940 pessoas detectadas com a Covid-19 na capital do país, 1.130 se recuperaram. Isso significa que 58,24% do total de infectados em território brasiliense superaram a doença. A Secretaria de Saúde considera como recuperados aqueles pacientes que tiveram os primeiros sintomas há mais de 14 dias e não estão hospitalizados.