metropoles.com

DF: Saúde prevê iniciar aplicação de doses da Pfizer na próxima semana

O primeiro lote ainda não foi distribuído para os postos do DF, pois, segundo a SES, esta vacina “necessita de um preparo muito minucioso”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images
vacina covid-19 Dose da Pfizer
1 de 1 vacina covid-19 Dose da Pfizer - Foto: Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) prevê que a aplicação de vacinas da Pfizer começará na próxima semana. O primeiro lote de imunizantes do fabricante, com 5.850 doses, chegou à capital na última segunda-feira (3/5), mas ainda não foi distribuído para as redes de frio das Regiões de Saúde, pois, segundo a pasta, esta fórmula “necessita de um preparo muito minucioso”.

De acordo com a SES-DF, o Comitê de Vacinação contra a Covid-19 no DF ainda discute e avalia a logística para aplicação das doses da Pfizer. “Tendo em vista que a vacina da Pfizer necessita de um preparo muito minucioso, não apenas com o diluente, mas inclusive com sua forma de agitação, essas doses ficarão em unidades específicas, visando a sua melhor aplicação”, informou, em nota.

Ainda conforme a secretaria, uma vez que a vacinação desta semana está ocorrendo com as doses da AstraZeneca, que foram recebidas “em quantidade suficiente para atender aos primeiros grupos de comorbidades”, a previsão é que a aplicação dos imunizantes da Pfizer seja iniciada na próxima semana, “pois, após chegarem às unidades de saúde e serem armazenadas em temperatura de 2ºC a 8ºC, as vacinas devem ser usadas em prazo máximo de 5 dias”.

Congeladores

De acordo com a SES-DF, a Rede de Frio Central tem um ultracongelador com 570 litros de capacidade, que comporta até 40 mil doses e chega a -80°C de temperatura. Além desse espaço para armazenar os imunizantes da Pfizer, o DF conta com freezers da Universidade de Brasília (UnB).

A UnB colocou à disposição da pasta cinco equipamentos semelhantes. De acordo com a universidade, os ultracongeladores suportam temperaturas entre -60°C e -80°C, “adequadas para armazenar vacinas como as da Pfizer”. Cada um é capaz de estocar, aproximadamente, 40 mil doses.

Dessa forma, o DF tem capacidade de guardar cerca de 240 mil doses da Pfizer. O prazo de validade desse imunizante armazenado a -75ºC é de seis meses.

Intervalo entre D1 e D2

Após a entrega da última semana, o Ministério da Saúde começou a distribuir aos estados as doses da vacina da Pfizer na segunda-feira (3/5). Ao contrário do indicado pelo fabricante, porém, o governo federal orientou que estados e municípios atrasem a aplicação da segunda dose para 12 semanas depois da primeira injeção.

A Pfizer só garante a eficácia do imunizante com espaçamento de 21 dias entre as doses, como foi feito durante o estudo clínico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) permite que o intervalo chegue a seis semanas, metade do tempo sugerido pelo Ministério da Saúde.

A justificativa do governo é que o intervalo é o mesmo usado no Reino Unido, e cita três estudos para basear a decisão: um foi feito pela agência de saúde pública inglesa, e aponta 80% de efetividade da vacina após a primeira dose em idosos com mais de 70 anos.

3 imagens
Vacinação
1 de 3

Vacina da Pfizer

Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images
2 de 3

Vacinação

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Aaron Chown - WPA Pool/Getty Images

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?