metropoles.com

DF: Saúde diz que falta de vacinas para reforço contra Covid é pontual

Pasta indicou que há vacinas suficientes, mas que validade do imunizante depois de descongelado levou gestores a reduzirem estoques

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Logo no primeiro dia de redução dos intervalos para as doses de reforço contra a Covid-19, anunciada na segunda-feira (20/12) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), cidadãos do Distrito Federal enfrentaram desabastecimento de imunizantes em algumas regiões administrativas.

A Secretaria de Saúde (SES) garantiu que tem vacinas suficientes para a nova campanha na capital da República. Em comunicado enviado ao Metrópoles, a pasta frisou que a falta de imunizantes verificada na manhã desta terça-feira (21/12) em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao redor do DF é pontual e causada por “um aumento expressivo na procura, o que não vinha acontecendo”.

Ainda conforme o texto encaminhado à reportagem, o órgão afirma que todas as regiões de saúde “possuem uma programação de estoque em cada ponto, de acordo com a população local e a procura registrada”. Assim, de acordo com a SES, “é solicitada à Rede de Frio uma determinada quantidade diária que seja suficiente para atender àquele local”.

A secretaria pontuou, também, que “a vacina da Pfizer possui validade de 31 dias após o descongelamento”. Desta forma, dada a baixa procura por doses nos últimos dias, “os gestores dos pontos de vacinação têm solicitado quantidades menores para que não haja perdas”.

A pasta indicou que “está providenciando o abastecimento dos estoques naqueles locais que, momentaneamente, ficaram sem vacinas”. Por fim, a Secretaria de Saúde afirmou que a maioria dos pontos de vacinação já está “normalizada”.

Do início da pandemia até as 18h desta segunda, o Distrito Federal aferiu 518.644 casos de Covid-19, com 11.087 mortes pelo novo coronavírus. Cerca de 4,7 milhões de doses foram aplicadas, sendo pouco mais de 2 milhões como segunda dose. Quase 281 mil doses de reforço já foram aplicadas até o momento da publicação deste texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?