DF: saiba o que abre e o que fecha para o Réveillon e no dia da posse
Serviços públicos da capital federal terão horários diferentes de funcionamento, de 6ª feira (30/12) a domingo (1º/1). Confira as mudanças
atualizado
Compartilhar notícia
Os serviços públicos na capital federal terão horários diferentes de funcionamento, de sexta-feira (30/12) até domingo (1º/1), em razão da virada de ano e das cerimônias de posse dos governos distrital e federal.
As mudanças ocorrem a partir de diretrizes determinadas pelo Decreto Distrital nº 44.073/2022, que estabelece o dia 30 de dezembro como ponto facultativo.
O transporte terá oferta ampliada na sexta-feira (30/12) e no sábado (31/12), devido ao Réveillon, e no domingo (1º/1), por causa da cerimônia de posse do presidente da República eleito.
Para quem busca lazer, os principais pontos culturais de Brasília ficarão fechados, mas algumas atrações, como a Torre de TV, o Zoológico e o Jardim Botânico, abrirão as portas.
Confira o que abre e o que fecha no último fim de semana de 2022:
Espaços culturais
Todos os espaços culturais sob gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) ficarão fechados de sexta-feira a domingo. Confira o horário de funcionamento dos demais:
- Torre de TV
O mirante funciona em horário normal na sexta-feira, das 10h às 22h. No sábado, fica aberto em horário reduzido, das 10h às 16h. No domingo, o mirante não abrirá. - Planetário
Não abre nos dias 30, 31 e 1º. - Zoológico de Brasília
Funciona normalmente, das 8h30 às 17h. A venda de ingressos ocorre apenas na bilheteria do parque, com pagamento em dinheiro, até as 16h. - Jardim Botânico
Na sexta-feira, funciona das 9h às 17h. Nos dias 31, 1º e 2, ficará fechado. - Centros olímpicos e paralímpicos (COPs)
As atividades normais dos COPs voltam em 12 de janeiro. Nos dias 30 e 31 de dezembro, o espaço da Estrutural abrirá para todos, com o evento Cyber Arena, de jogos eletrônicos, das 9h às 17h.
Parques ecológicos
As unidades de conservação administradas pelo Brasília Ambiental funcionam normalmente nos dias 30 e 31 de dezembro, bem como em 1º de janeiro de 2023. Confira os horários dos parques:
- 5h às 22h — Parque Ecológico de Águas Claras;
- 5h30 às 20h — Parque Ecológico Olhos d’Água (das 6h às 18h pelos portões laterais);
- 6h às 18h — Parque Recreativo do Gama, além dos parques ecológicos do Paranoá, Lago Norte, Riacho Fundo, do Anfiteatro Natural do Lago Sul e Areal;
- 6h às 20h — Monumento Natural Dom Bosco, além dos parques ecológicos Sucupira, da Asa Sul e Cortado;
- 6h às 22h — Parques ecológicos Ezechias Heringer, Veredinha e Península Sul;
- 7h às 18h — Parque Ecológico Três Meninas;
- 8h às 18h — Parque Distrital das Copaíbas.
Transporte
Na sexta-feira (30/12), os ônibus circularão com horários de dias úteis e terão reforço nas operação das linhas que passam pelo Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), Gama, pela Prainha, por Sobradinho e Ceilândia, devido à programação do evento Viva 2023.
No sábado (31/12), véspera de Ano-Novo, os ônibus seguirão os horários da tabela desse dia e podem ter mais viagens, a depender da demanda. A operação prevê reforço nas linhas circulares de todas as regiões administrativas e naquelas que passam pela Rodoviária do Plano por volta do horário de encerramento dos eventos do Viva 2023.
No domingo (1º/1), os coletivos terão a tabela de sábado, com aumento no número de viagens de acordo com a demanda, devido às cerimônias de posse presidencial e do governador do Distrito Federal. Haverá reforço nas linhas ao longo do dia e para o retorno dos participantes do Festival do Futuro, com encerramento previsto para as 4h de segunda-feira (2/1).
A operação do metrô será normal na sexta-feira (30/12), das 5h30 às 23h30. No sábado (1º/1), o modal funcionará das 17h30 às 2h, com todas as estações abertas para embarque e desembarque até as 23h30.
Depois disso, só as estações Central, Estrada Parque e o Terminal Ceilândia ficarão abertos para embarque até, as 2h. O desembarque ocorrerá em todos os terminais.
No domingo (1º/1), a operação será das 9h às 2h. Até as 22h, todas as estações — exceto a Central, que terá apenas embarque a partir desse horário — funcionam para entrada e saída de passageiros.
Saúde
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) opera 24 horas, pelo telefone 192. As emergências dos hospitais regionais, unidades de pronto-atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião também.
A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funcionará ininterruptamente. As unidades básicas de saúde (UBSs) abrem normalmente na sexta-feira. Ambulatórios e policlínicas não terão atividades nos dias 31 e 1º.
Serviço Veterinário Público
O Serviço Veterinário Público (HVep), próximo ao Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga Norte, funcionará normalmente na sexta-feira, das 7h30 às 17h, com triagem até as 15h. A Unidade Móvel, em Sobradinho, permanecerá fechada. Nos dois locais, não há atendimento no fim de semana.
Segurança
- Corpo de Bombeiros — Atendimento ininterrupto;
- Polícia Militar — Atendimento ininterrupto;
- Polícia Civil — Todas as delegacias, inclusive as de atendimento à Mulher (Deam), à Criança e ao Adolescente (DCA), funcionarão ininterruptamente, assim como o serviço da delegacia eletrônica;
- Defesa Civil — Atendimento ininterrupto, pelos telefones 199 ou 193 (Corpo de Bombeiros);
- Departamento de Trânsito — Não haverá atendimento ao público nos postos nos dias 30, 31 e 1º de janeiro. A fiscalização, contudo, ocorrerá normal e ininterruptamente;
- Departamento de Estradas de Rodagem — Na sexta-feira, as operações para fluidez das rodovias ocorrem normalmente. No sábado e no domingo, não haverá, como de costume. No dia 1º, o Eixão do Lazer ficará aberto ao público das 6h às 18h.
DF Legal
As equipes se concentrarão nos eventos da Torre de TV, na virada (31/12), e da posse presidencial (1º/1). Além disso, dois grupos volantes ficam de prontidão para atender emergências nas regiões administrativas.
Caps e farmácias de alto custo
As unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e dos centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) III funcionarão sem interrupções.
Os Caps dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem nos fins de semana. As farmácias de alto custo também não funcionarão nos dias 31 e 1º.
Hemocentro
A Fundação Hemocentro terá atendimento, das 7h às 12h, apenas no sábado (31/12).
Serviço social
Os restaurantes comunitários abrem só na sexta-feira (30/12), das 7h30 às 8h30 — para as unidades que servem café da manhã — e das 11h às 14h, para aquelas que oferecem apenas almoço.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) funcionam só na sexta-feira, conforme os horários de cada unidade de atendimento.
Os Centros Pop também funcionam normalmente na sexta-feira, no sábado e no domingo, das 7h às 19h.
Caesb
Não haverá expediente nem atendimento nos escritórios e postos do Na Hora, nos dias 30, 31 e 1º. As equipes de manutenção trabalharão em regime de plantão, para casos de emergência. Os serviços remotos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) — pelo Portal de Serviços, aplicativo, site da companhia e pelo telefone 115 — funcionam ininterruptamente.
Energia elétrica
A Neonergia Brasília atenderá normalmente na sexta-feira (30/12), por meio das agências móveis e lojas. Nos dias 31 e 1º, as equipes de manutenção trabalham em regime de plantão 24 horas. Informações pelos telefones 116 e 61 3465-9318 (WhatsApp); pelo aplicativo; site; e pelas mídias sociais da empresa (@neoenergiabsb, no Twitter).
Outros serviços
Não haverá atendimento presencial na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) nos dias 31 e 1º. As unidades do Na Hora também ficam fechadas nas duas datas. Os postos do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) funcionam só na sexta-feira (30/12).
As unidades do Conselho Tutelar e do Centro Integrado 18 de Maio permanecem fechadas no sábado e domingo. No entanto, é possível registrar demandas urgentes junto aos conselhos tutelares pelo telefone 125 ou pelo e-mail cisdeca@sejus.df.gov.br.
Demandas emergenciais para o Centro Integrado 18 de Maio serão recebidas pelo telefone 61 983-140-636, das 8h às 20h.
Os núcleos do Programa Pró-Vítima ficarão fechados, mas atendem emergências pelos telefones disponíveis no site. As agências do Banco de Brasília (BRB) fecham de sexta-feira (30/12) a domingo (1º/1).