DF retoma nesta sexta-feira vacinação para pessoas com 66 anos
A campanha estava suspensa por causa da baixa nos estoques, mas prossegue após a chegada de nova remessa, na quinta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal retomou a vacinação na manhã desta sexta-feira (9/4), após a chegada de novas doses. O diferencial, no entanto, é a disponibilização de mais de um tipo de imunizante: serão 64 mil aplicações de Coronavac e Astrazeneca, divididas para as fases 1 e 2, entre os três principais grupos de vacinação no DF: pessoas com 66 anos ou mais, trabalhadores de saúde de diversas categorias e forças de segurança.
Segundo o GDF, serão reservadas 14.066 doses para pessoas com 66 anos; 5.008, para servidores da Saúde; e 2.237, para funcionários públicos da segurança. Também está prevista a chegada de outras 43 mil unidades para segunda aplicação.
Aluísio Eurípides Moreira foi um dos primeiros a receber a dose no Parque da Cidade, na manhã fria desta sexta – o local também passou a arrecadar doações de alimentos não perecíveis. Aluísio completou 66 anos nesta sexta-feira e ganhou palmas de parabéns das profissionais da saúde.
Veja imagens da vacinação no Parque da Cidade:
Segundo ele, a imunização foi um “presente de aniversário”. Ele conta que têm saído apenas para fazer compras no supermercado, e muito raramente. “Chegamos às 5h40 aqui na fila, e não tinha muita gente. Estou animado para a primeira dose”, afirmou.
Para pessoas que serão contempladas com a primeira dose, o imunizante reservado é o Astrazeneca.
Helena Corgozinho, 66, também saiu cedo de casa, em Vicente Pires. “A sensação é muito boa. Uma alegria só”, disse.
Asa Sul
No Centro de Saúde da Asa Sul, na 613, a fila também é pequena. Os profissionais do local executam o processo rapidamente. Jorge Luis Correa Inocentes, 66, mora em Ceilândia, fazia alguns exames na Asa Sul e aproveitou para receber a primeira dose.
O casal de aposentados Odineia e Herremy Pinheiro, 72, tomou hoje a segunda dose da Coronavac. “Dá uma sensação de segurança, mas vamos continuar tomando os cuidados necessários.”, diz Odineia.