metropoles.com

DF: relatório com 983 denúncias do sistema prisional é entregue à ONU

De acordo com o documento, o cenário é de superlotação e falta de profissionais de diferentes áreas para atuarem nos presídios da capital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/CLDF
Comissão direitos humanos e ONU
1 de 1 Comissão direitos humanos e ONU - Foto: Divulgação/CLDF

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) entregou, nesta quarta-feira (2/2), um relatório com 983 denúncias de violação dos direitos humanos no sistema prisional do DF à Organização da Nações Unidas (ONU).

De acordo com o documento, o cenário é de superlotação e falta de profissionais de diferentes áreas para atuarem nos presídios. A avaliação teve início em 2019 e ocorreu ao longo de três anos de trabalho. Sem as condições adequadas, as perspectivas de ressocialização e reinserção social dos detentos acabam inviabilizadas.

4 imagens
De acordo com o documento, o cenário é de superlotação e falta de profissionais de diferentes áreas para atuarem nos presídios
A avaliação teve início em 2019 e ocorreu ao longo de três anos de trabalho
Sem as condições adequadas, as perspectivas de ressocialização e reinserção social dos detentos acabam sendo inviabilizadas
1 de 4

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) entregou nesta quarta-feira (2/2) um relatório com 983 denúncias de violação dos direitos humanos no sistema prisional do DF à Organização da Nações Unidas (ONU)

Divulgação/CLDF
2 de 4

De acordo com o documento, o cenário é de superlotação e falta de profissionais de diferentes áreas para atuarem nos presídios

3 de 4

A avaliação teve início em 2019 e ocorreu ao longo de três anos de trabalho

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 4

Sem as condições adequadas, as perspectivas de ressocialização e reinserção social dos detentos acabam sendo inviabilizadas

Reprodução

“É importante destacar que a superlotação tem sido usada como justificativa para quase todas as violações denunciadas. O Estado não pode usar essa desculpa para casos de tortura, fornecimento de comida estragada, violência psicológica e perseguição a presos. Durante a pandemia, as violações se tornaram ainda mais frequentes”, destaca o presidente da comissão, o deputado Fábio Felix.

“O que pretendemos ao entregar esse relatório para a ONU é que haja uma pressão internacional para a resolução de problemas que se arrastam há décadas, como a utilização da tortura como ‘método corretivo’, a superlotação das unidades e a naturalização da violência”, completa.

Segundo dados da Secretaria de Administração do Sistema Prisional, o DF tem cerca de 16.326 internos.

Entre as principais denúncias levadas ao Subcomitê de Combate à Tortura da ONU durante reunião no Congresso Nacional estão:

  • Qualidade da alimentação fornecida nos presídios;
  • Atendimento dado aos familiares dos presos;
  • Condições de higiene dos presídios;
  • Casos de violência institucional cometida contra os presos, seja em relação a maus-tratos e tortura, seja privação do acesso a direitos, como saúde e educação;
  • Restrições e dificuldades colocadas para o encontro entre internos e familiares, bem como a incomunicabilidade dos presos com as famílias.

Relatório CLDF entregue à ONU

Em 2021, foram 222 denúncias de tortura e maus-tratos ─ o maior número individual em todo o levantamento. O comparativo entre os anos anteriores aponta para um crescimento de 3.700% (foto abaixo). Sobre o tema, foram 46 denúncias em 2020 e 6 em 2019.

No ano retrasado, foram 197 registros de dificuldades de acesso à saúde e 191 em relação à visita e incomunicabilidade dos internos com a família. Do primeiro tópico, registrou-se queda brusca no ano seguinte ─ 15 denúncias. Enquanto do segundo, também houve queda, mas menor. Destacaram-se 123 anotações sobre o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?