metropoles.com

DF registra maior taxa de transmissão do coronavírus no ano

Em 24 horas, índice de reprodução da Covid-19 saltou na capital, o que fez o governo editar decretos com medidas restritivas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Coronavirus Rodoviaria do plano piloto
1 de 1 Coronavirus Rodoviaria do plano piloto - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Boletim Epidemiológico emitido às 17h desta terça-feira (3/2), produzido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), aponta que a taxa de transmissão do coronavírus no DF é a mais alta do ano de 2021.

Os boletins são feitos a partir do cruzamento de dados das redes pública e privada de saúde. Na semana passada, em 24 horas, foram registrados 1.068 novos casos.

Os cientistas usam a taxa R(t) para entender a velocidade com que o coronavírus se espalha. Ele também pode ser chamado de índice de transmissibilidade. A taxa mede para quantas pessoas um infectado transmite a doença.

Na quinta-feira (25/2), o DF registrou um índice de 0,89. Um dia depois, a taxa subiu para 1,08. Portanto, segundo os números dessa sexta-feira (26/2), 100 infectados transmitem a Covid-19 para 108 pessoas.

“Se R(t) for menor que 1, a epidemia tende a acabar, para R(t) maior que 1, a epidemia avança”, explica o Boletim Técnico nº 365.

Apesar de alto, o número dessa sexta é menor que as taxas de transmissibilidade do ano passado. Em março de 2020, o DF chegou a registrar a taxa R(t) em 3,1.

Lockdown

Ainda assim, a sinalização de alta nos casos fez o governo emitir novos decretos, alterando a rotina nas 33 regiões administrativas ao fechar várias atividades econômicas e serviços considerados não essenciais. Medida que o GDF espera refletir nos números de casos registrados da doença nos 15 próximos dias.

A taxa alta de ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que na semana passada chegou a 98%, também preocupa o governo.

“Todos os 60 leitos do Hospital de Campanha de Ceilândia serão transformados em leitos de UTI. Além disso, ampliaremos os leitos de enfermaria do Hran [Hospital Regional da Asa Norte] para melhor atender os pacientes com Covid”, adianta o secretário adjunto de Assistência em Saúde do DF, Petrus Sanchez.

2 imagens
Leitos de Covid-19 no Distrito Federal
1 de 2

Davidyson Damasceno/Agência IGESDF
2 de 2

Leitos de Covid-19 no Distrito Federal

Davidyson Damasceno/Agência IGESDF

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?