metropoles.com

DF registra, em média, uma ocorrência de fraude bancária a cada 3 dias

Desde 2019, a capital federal registrou 1.454 casos, de acordo com dados da Polícia Federal. Em 2023, foram 35

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Hacker ataque - Ataques na internet, hackers, rede de sistemas, violações de dados sigilosos, documentos expostos, ciberataque5
1 de 1 Hacker ataque - Ataques na internet, hackers, rede de sistemas, violações de dados sigilosos, documentos expostos, ciberataque5 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

No ano passado, o Distrito Federal registrou pelo menos um caso de fraude bancária a cada três dias. Segundo dados da Coordenação de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas da Polícia Federal, em 2022, a capital federal teve 108 casos do tipo. Desde 2019, foram 1.454.

Ainda de acordo com a PF, esses dados agregam somente as ocorrências em que clientes vítimas de fraude bancária eletrônica procuraram os bancos. Os números não contabilizam grandes invasões de sistemas bancários.

Em 2023, até a metade de agosto, a PF notificou 35 ocorrências do tipo. Em 2020 e 2021, houve um aumento de casos do tipo, sendo registrados 517 e 506, respectivamente.

De acordo com a ObservaDF, nos últimos 12 meses cerca de 17,2% dos moradores de Brasília afirmam ter sido vítima de fraude no cartão de crédito. Outras 15% pagaram por um produto que não foi entregue e cerca de 11% disseram ter recebido notas de dinheiro falso.

A nível nacional, entre 2019 e agosto de 2023, o país teve pouco mais de 551 mil ocorrências de fraude bancária contra clientes.

Relembre casos

Em março deste ano, três homens foram presos por suspeita de aplicarem golpes em clientes de uma agência bancária na SHIN 3/4 do Lago Norte. Segundo a Polícia Militar (PMDF), eles estavam aplicando golpes em clientes oferecendo uma suposta ajuda e furtando os cartões das vítimas.

Já no início de agosto, a Polícia Federal prendeu um correspondente bancário envolvido em um esquema fraudulento contra a Caixa Econômica Federal (CEF) e outros.

A ação é desdobramento das investigações que tiveram início em 2022, após uma notícia-crime ser apresentada por uma das vítimas e pela Caixa. Na ocasião, o homem abriu 12 contas bancárias em nome de idosos, em sua maioria aposentados, sem o consentimento deles.

Como identificar e denunciar

Cristina Tubino, especialista em penal do Kolbe Advogados Associados, afirma que a fraude bancária pode ocorrer de diversas formas, mas todas com a intenção de enganar e obter algum tipo de vantagem. “Por exemplo, quando alguém faz uso indevido de identidade ou cartão de banco de outra pessoa. É o crime cometido por terceiros que se utilizam de meios ilegais para subtrair dinheiro ou crédito dos correntistas nas instituições bancárias”, diz.

Segundo ela, é preciso que as pessoas fiquem atentas, pois há diversas modalidades de golpes. “Qualquer dúvida ou ação que mude o que o banco faz de praxe, deve chamar atenção e o consumidor imediatamente buscar sua instituição financeira.”

Para resolver os problemas, Tubino afirma que, muitas vezes, é possível solucionar apenas entrando em contato com o banco. Porém, caso não seja possível, é recomendado procurar a polícia. “Se o cliente perceber até foi vítima de golpe deve ir imediatamente à delegacia e buscar registrar ocorrência e as orientações da polícia. Há delegacias especializadas, mas o cidadão pode fazer a ocorrência até mesmo online”, completa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?