DF registra dezenas de focos de incêndio neste feriado de 7 de setembro
Só até o início da tarde, pelo menos 29 ocorrências foram computadas pelo Corpo de Bombeiros
atualizado
Compartilhar notícia
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou 29 ocorrências de incêndio na capital só neste feriado do 7 de Setembro. Há queimadas no Lago Norte, Taguatinga e diversos outros pontos.
Segundo a corporação, todas as ocorrências têm sido atendidas o mais breve possível. Caso seja necessário alocar mais militares que não estejam de serviço no momento, o CBMDF informa que o fará, “para atender a contento todas as demandas, sem exceções”.
Um dos focos ocorreu próximo ao Estádio Serejão e do viaduto que liga Ceilândia à Samambaia. Foram três horas de combate com quatro viaturas e 24 militares, que tentaram conter um incêndio no cerrado de pequenas proporções que acabou gerando grande quantidade de fumaça após uma parte do fogo concentrar-se em um amontoado de madeiras de uma residência.
Próximo à área da Torre de TV Digital, também há um incêndio ainda não controlado. Foram deslocados uma viatura e cinco militares até o local para debelar as chamas.
Baixa umidade
Depois de bater o novo recorde de temperatura do ano e chegar a 35,9ºC nessa segunda-feira (6/9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu, na manhã desta terça-feira (7/9), alerta vermelho por conta da baixa umidade na capital.
A previsão é que o índice fique em 12%, com “grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc)”. O aviso meteorológico se inicia às 13h e termina às 18h deste feriado da Independência do Brasil.
Apesar do clima seco, a temperatura chegou a 18ºC nesta madrugada. A máxima prevista para as horas mais quentes do dia é de 34ºC. O céu tem poucas nuvens com névoa seca.
Com calor e baixa umidade, o DF se mantém em estado de alerta.
Quais os índices de perigo?
O Inmet tem três alertas dos níveis de umidade. O vermelho é o mais grave deles.
- Alerta amarelo (potencial perigo): umidade entre 30% e 20% por cinco dias seguidos
- Alerta laranja (perigo): umidade fica abaixo de 20% por três dias consecutivos
- Alerta vermelho (grande perigo): umidade abaixo de 12% por 2 dias seguidos
O tempo deve seguir quente e seco nos próximos dias. A expectativa é de que a umidade relativa do ar varie entre 12% e 20%, o que exige cuidados especiais dos moradores do DF.
Não há previsão de chuva para o DF. As próximas precipitações devem ocorrer a partir da segunda quinzena de setembro, com a chegada da primavera, no dia 22.