metropoles.com

DF registra chuviscos, e brasilienses contam os dias para fim da seca

Moradores do Distrito Federal compartilharam através de suas redes sociais o momento em que as gotas caíram na tarde desta quinta (15/8)

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Nascer do sol
1 de 1 Nascer do sol - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> <div class="truvidPos"></div></p>

Após longos 114 dias de seca – não que a estiagem tenha chegado ao fim – , os moradores de Ceilândia Sul, Taguatinga e Recanto das Emas foram surpreendidos com um pequeno refresco na tarde desta quinta-feira (15/8). Nas redes sociais, houve comemoração devido aos chuviscos que caíram, mesmo que as gotas não tenham sido sequer suficientes para molhar o chão ressecado. Porém, o fenômeno trouxe esperança ao brasiliense, que conta os dias para a chegada das precipitações.

No X, antigo Twitter, os moradores das regiões agraciados com o mísero chuvisco compartilharam seus relatos ao longo desta tarde. “Tá chovendo em agosto, em Brasília, no inverno. Eu não sei se fico feliz que é a primeira água que cai do céu em meses, ou fico preocupada porque não era para estar chovendo”, comentou uma usuária da rede social.

Um morador de Taguatinga também comentou, frustrado, mas bem humorado, em uma postagem sobre a surpresa dos pingos. “Aqui em Taguatinga teve aquela chuva só para mostrar a poeira que estava no carro”, brincou.

Confira os comentários:

6 imagens
1 de 6

Reprodução/X
2 de 6

Reprodução/X
3 de 6

Reprodução/X
4 de 6

Reprodução/X
5 de 6

Reprodução/X
6 de 6

Reprodução/X

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que a estiagem começou mais cedo no DF em 2024. Houve chuvas significativas nos primeiros quatro meses do ano, mas, em maio, a seca derrubou os índices de maneira expressiva

Segundo o Inmet, “a redução da chuva em grande parte do Brasil nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco, que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar, que favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, além do aumento de doenças respiratórias”.

A página Ceilândia Muita Treta (@ceilandiamuitatreta) também compartilhou com seus seguidores o momento em que os pingos caíram na cidade.

Veja:

Por enquanto, não há previsão de chuvas de verdade no Distrito Federal, que segue em alerta amarelo devido à baixa umidade. As recomendações seguem as mesmas: beba bastante água e evite atividade física em áreas abertas das 10h às 16h.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?