metropoles.com

DF registra 15% de umidade e bate recorde de dia mais seco do ano

Estação de monitoramento do Gama do Inmet marcou, entre 15h e 16h deste sábado (5/8), o índice de 15% de umidade, no dia mais seco do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
contraluz mulher bebendo agua proximo ao museu nacional
1 de 1 contraluz mulher bebendo agua proximo ao museu nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Distrito Federal registrou o dia mais seco do ano neste sábado (5/8). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice de umidade marcou 15% na estação de monitoramento do Gama, entre 15h e 16h.

A estação também registrou a temperatura mais alta do dia ─ 31,5ºC. A mínima ficou em 13ºC. A maior temperatura registrada na capital federal neste ano foi em 15 de fevereiro, quando a estação meteorológica de Águas Emendadas marcou 32,6ºC.

Para a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, a mescla de baixa umidade e alta temperatura é a tendência para o mês de agosto.

“Estamos sob efeito do El Niño, ele tem essa tendência de elevar as temperaturas. Julho já foi considerado o mês mais quente [da história]”, avalia a especialista.

O El Niño é responsável pelo aquecimento da temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico e provoca efeitos diversos nas diferentes regiões do país.

Copernicus, um dos braços de observação climática da União Europeia e da Organização das Nações Unidas (ONU), foi o responsável por intitular o período.

Sem chuvas nos próximos dias

Apesar da média de chuvas de agosto ser maior que a de julho, ainda não há expectativa de incidência de chuvas nos próximos dias. “Até quarta-feira (9/8), sem chance de chuva”, aponta Andrea.

Cuidados com a baixa umidade

Até às 18h30 deste sábado (5/8), o Inmet mantém o alerta laranja de baixa umidade ─ quando o índice varia entre 20% e 12%. “Nós temos registros históricos que, ao longo de agosto, a umidade fica abaixo dos 12%, o que para a Organização Mundial da Saúde (OMS) é um aviso emergencial”, destaca Andrea.

O aviso indica risco de incêndios florestais e à saúde, além do ressecamento da pele, desconforto dos olhos, boca e nariz.

Afim de evitar prejuízo para o corpo, a especialista recomenda que os brasilienses evitem a prática de atividades físicas na parte da tarde e que façam uso do protetor solar e se hidratem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?