metropoles.com

DF reforça segurança e fiscalização de trânsito em dia de provas do Enem

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) elaborou, junto a outros órgãos, um Protocolo de Operações Integradas (POI) para apoio ao Inep

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Prova-do-Enem-2019
1 de 1 Prova-do-Enem-2019 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Distrito Federal reforçará a segurança pública e a fiscalização de trânsito durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas neste domingo (17/1) e no dia 24 de janeiro. No total, 113.177 candidatos estão inscritos para fazer o Enem na capital federal.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que preparou um Protocolo de Operações Integradas (POI) para apoio ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem.

O trabalho contou com participação das forças de segurança e órgãos locais e federais envolvidos, como Samu, Secretaria de Educação, Secretaria de Mobilidade, Companhia Energética de Brasília (CEB), Polícia Federal (PF) e outros. A operação será monitorada por representantes de todas as instituição, de acordo com a SSP, por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

A Polícia Militar do DF (PMDF) vai acompanhar, junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o transporte das provas do Aeroporto Internacional de Brasília até os mais de 250 locais de aplicação do exame nas regiões administrativas.

Segundo o subchefe de Operações da PMDF, coronel Klepter, será feito policiamento ostensivo por comandos especializados nas proximidades de todas as escolas escolhidas pelo Inep onde estudantes farão o Enem.

“O planejamento prévio e conjunto é muito importante para que qualquer situação que ocorra durante a aplicação das provas seja amenizada ou resolvida com maior agilidade”, disse o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

Plantão

A Polícia Civil do DF (PCDF) vai reforçar o plantão de todas as delegacias. “Nossa inteligência já vinha atuando junto a outros órgãos do segmento com o intuito de coibir possíveis fraudes”, ressaltou o diretor da Divisão de Apoio Logístico e Operacional (Dalop), Paulo Henrique de Almeida.

O plantão das unidades do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) também terá incremento, de acordo com a SSP. O Grupamento de Aviação Operacional ficará de prontidão. A Secretaria de Segurança Pública pontuou que todos os locais de prova contam com brigadistas e seguranças particulares contratados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela realização do Enem.

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) fará o controle de tráfego e fiscalização nos pontos onde mais de mil inscritos devem fazer o exame. As equipes de patrulhamento serão compostas por mais de uma viatura. O órgão também promete impedir estacionamento irregular.

“Representantes dos órgãos estarão à disposição do Ciob e, em caso de necessidade, poderão ser remanejados. Demos início ao processo de organização do Enem ainda ano passado, com participação de todos os envolvidos”, assinalou o o coordenador de planejamento da Operação Enem da SSP, coronel Paulo Mourão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?