metropoles.com

DF reduz mortes no trânsito em 50% e atinge meta de segurança da ONU

Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a alcançar a meta de segurança viária da Organização das Nações Unidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
IPVA
1 de 1 IPVA - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Distrito Federal se tornou a primeira unidade federativa do Brasil a atingir a meta de segurança viária indicada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta era de que todos os estados reduzissem em 50% o número de mortes em acidentes de trânsito até 2020 – e, até agora, só o DF fez isso.

De acordo com pesquisas, a expectativa era que, até o próximo ano, o Distrito Federal registrasse 500 óbitos. No entanto, 255 vidas foram salvas. O resultado foi alcançado por meio de incentivos do programa Brasília Vida Segura, parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Cervejaria Ambev.

Para atingir a meta, análises dos banco de dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e da Polícia Civil foram feitas com o objetivo de identificar as causas dos acidentes.

Além disso, foi criado um comitê de segurança viária composto por integrantes do GDF, do Detran e das polícias Militar, Civil e Rodoviária, além de membros do Corpo de Bombeiros. A equipe contou, ainda, com representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e de outras instituições.

Glauber Peixoto, um dos responsáveis pela participação do Detran no projeto, explica que a mobilização entre os órgãos de trânsito e segurança do DF fez com que a ação desse certo. Segundo Peixoto, a integração gerou o “planejamento e desenvolvimento de ações voltadas à educação, fiscalização e engenharia, possibilitando o combate aos principais fatores de risco que causam mortes no trânsito”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?