DF: rede pública de ensino volta a ter carga horária presencial de 5h
Até o ano passado, as aulas presenciais eram ministradas durante quatro horas; retorno está marcado para o dia 14 de fevereiro
atualizado
Compartilhar notícia
A partir de 14 de fevereiro, as aulas presenciais serão retomadas na rede pública de ensino do Distrito Federal. Com isso, também, volta a carga horária normal: de cinco horas nas escolas regulares. Até o ano passado, as aulas presenciais eram ministradas durante quatro horas, onde uma hora era utilizada para a limpeza da escola entre os turnos.
Educação do DF divulga calendário letivo de 2022. Confira as datas
Nesse período, os professores eram orientados a dedicar-se ao atendimento remoto do estudante que ficou em casa. Em 2022, as unidades com horário diferenciado, como integral ou creche, por exemplo, também voltarão com o período completo.
“Lembramos que anteriormente não houve redução. Eram quatro horas presenciais e uma hora de atividades remotas”, destacou a Secretaria de Educação, em nota enviada ao Metrópoles.
Veja imagens do retorno presencial em novembro de 2021:
Sindicato teme retorno 100% presencial
O diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) Samuel Fernandes teme um eventual retorno 100% presencial.
“Ainda não tivemos uma reunião com a Secretaria de Educação. Inclusive, solicitamos, mas foi desmarcado na semana passada. Estamos aguardando justamente para dialogar. Nós entendemos que hoje não tem condições de um retorno 100% presencial por conta do crescimento da pandemia com vários casos envolvendo crianças”, explica.
“Precisamos dialogar com a Secretaria para ver como será de fato o retorno presencial a partir do dia 14 de fevereiro”, completa o diretor.
Cronograma
O calendário escolar da rede pública foi definido em dezembro do ano passado. O ano letivo para os estudantes termina em 23 de dezembro. Confira as principais datas do calendário escolar 2022.
A semana pedagógica será realizada de 7 a 11 de fevereiro. O documento foi elaborado com base nos 200 dias letivos obrigatórios, previstos por lei.
As férias coletivas serão de 7 de janeiro a 5 de fevereiro de 2022. O recesso escolar entre os semestres será de 12 a 28 de julho. Já as provas do Sistema Permanente de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do DF (Sipae-DF), por meio das quais será aferida a qualidade educacional dos estudantes da educação básica, serão realizadas em 8 e 9 de novembro.