metropoles.com

DF receberá 60 mil doses da Coronavac até o fim de semana, diz secretário de Saúde

Segundo Osnei Okumoto, a intenção do GDF é, com o novo lote de vacina, imunizar idosos de 75 a 79 anos a partir da próxima terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Secretário de Saúde, Osnei Okumoto
1 de 1 Secretário de Saúde, Osnei Okumoto - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto (Avante), entregaram, na manhã desta quarta-feira (3/2), a base de apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na 905 Norte.

Durante o evento, Okumoto adiantou que 60 mil doses da vacina Coronavac devem chegar neste fim de semana ao DF. “A intenção é disponibilizar para outro grupo prioritário, para idosos de 75 a 79 anos. Precisamos da confirmação do Ministério da Saúde. Estamos elaborando o plano para quando a vacina chegar e, no mais tardar, na próxima terça-feira (9/2), iniciar a vacinação desse grupo”, afirmou.

Sobre a vacinação contra a Covid-19 de toda a população do Distrito Federal até outubro de 2021, ainda segundo o secretário da pasta, a informação anunciada desde a primeira entrevista do Ministério da Saúde sobre a imunização previa um quantitativo muito maior de doses distribuídas em todo o país no segundo semestre.

“Agora, temos a novidade da Sputnik V, por meio da indústria aqui no Brasil, de estar produzindo esses IFAs (insumos básicos para a produção das vacinas) aqui no DF e, que logo, espero eu, que a Anvisa possa aprovar e possamos ter mais esse suporte para o DF e para o Brasil”, destacou o secretário de Saúde.

Para o grupo que está sendo vacinado, de idosos com 80 anos ou mais, o Okumoto ressaltou que a Secretaria de Saúde fará mudanças na programação de atendimento. “Faremos alterações para melhorar a questão de acomodação dos idosos e para que tenham um acesso muito mais fácil para atendê-los com agilidade e segurança.”

“Em uma análise da equipe técnica, observando o que aconteceu em algumas regiões, percebemos que temos de trabalhar em espaços maiores, como escolas e quadras poliesportivas, onde as pessoas terão a oportunidade de estarem sentadas e poderão ser atendidas, protegidas e com muita tranquilidade. Ninguém deixará de receber a vacina, porque mudou a faixa de atendimento. Todos serão atendidos”, afirmou.

Okumoto acrescentou que muitas pessoas têm vindo do Entorno do DF para receber as vacinas na capital. “Ainda é um número pequeno, mas creio que, quando estivermos na fase de vacinar uma faixa etária menor, a gente tenha muito mais pessoas no Entorno fazendo a vacinação aqui. O Ministério (da Saúde) é muito parceiro para fazer esse reajuste de doses para o Distrito Federal”, explicou.

O secretário de Saúde revelou que ainda há cerca de 37 mil doses disponíveis para a primeira aplicação no DF.

Com a ampliação da vacinação para novos grupos, o número de servidores para atendimento também pode aumentar, de acordo com a demanda. “Na verdade, para o grupo de idosos acima de 75 anos, temos um público em torno de 38 mil. É menor do que o grupo que estamos fazendo neste momento. A gente ainda pode continuar com o mesmo número de equipes, mas podendo ampliar a questão da vacinação em escolas e ginásio de esportes”, previu.

Base de apoio

A estrutura foi construída a partir de um projeto arquitetônico inovador e tem capacidade para acolher dois veículos.

De acordo com Okumoto, o intuito é oferecer condições de trabalho aos servidores e atendimento de qualidade à população. O investimento é de R$ 350 mil.

“Isso será modelo para outras cidades do Brasil, pela praticidade, modernidade. Vamos inaugurar mais quatro bases como essa. Esta é apenas a primeira delas”, disse o vice-governador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?