DF receberá 100 respiradores doados por empresas chinesas, diz Ibaneis
A declaração foi feita em publicação na conta do Twitter do governador, nesta segunda-feira (22/3)
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que o Distrito Federal receberá 100 respiradores doados por empresas chinesas nos próximos dias. A iniciativa conta com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores. O anúncio da doação foi feito em publicação na conta do Twitter do chefe do Executivo local, nesta segunda-feira (22/3).
Inicialmente, Ibaneis havia anunciado a doação de 50 aparelhos. Nesta noite, o chefe do Executivo distrital fez novo post, atualizando o número para 100.
Confira:
Nos próximos dias vamos receber 100 respiradores doados por empresas chinesas, e não 50 como eu havia dito anteriormente. A doação está sendo feita por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. (1/2)
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) March 22, 2021
Os equipamentos estão sendo enviados diretamente para o Aeroporto de Brasília, sem embaraços alfandegários, e vão nos ajudar na montagem de novas UTIs. (2/2)
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) March 22, 2021
Na postagem, Ibaneis também disse que é falsa a informação de que o Hospital de Planaltina está sem rede de oxigênio, “ou que faltam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os nossos profissionais de saúde”. “Nós fizemos a reposição de luvas, máscaras e outros materiais na sexta-feira“, acrescentou.
Recebimento de EPIs
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu novos equipamentos de proteção individual (EPIs) e aventais na noite da última sexta-feira (19/3). O material é fundamental para o trabalho dos profissionais de saúde na guerra contra a pandemia.
Na semana passada, havia falta de luvas, gorros e aventais na rede pública. O estoque de vários EPIs estava em estado crítico. Sem opção, servidores passam a utilizá-los além do tempo recomendado. Uma campanha de doações foi colocada em marcha para tentar remediar o problema.
Segundo fontes ouvidas pelo Metrópoles, a secretaria recebeu 367.300 luvas de procedimento. Com elas, será possível o abastecimento por quatro dias. Também foram entregues 18.360 luvas cirúrgicas.
A pasta recebeu lote inicial de 77 mil aventais, suficientes para sete dias de uso. Durante esta semana, serão entregues 250 mil unidades. Com o isso, estará garantido um mês de consumo para os profissionais de saúde.