metropoles.com

DF recebe últimas 4 mil doses de vacina da gripe e encerrará campanha

Após as aplicações, não haverá reposição nas unidades. Novas vacinas contra a influenza só serão recebidas na campanha de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rovena Rosa/Agência Brasil
Frascos de vacina com lacre verde
1 de 1 Frascos de vacina com lacre verde - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Após a Rede Central de Frio do Distrito Federal receber 4 mil doses de vacinas doadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Secretaria de Saúde providencia a distribuição para as regiões que estão sem o imunizante ou com estoque próximo do fim. São elas: Central, Centro-Sul, Leste, Oeste, Norte e Sudoeste. De acordo com a pasta, após a utilização completa dessas vacinas, não haverá reposição nas unidades.

Novas vacinas contra a influenza só serão recebidas a partir do lançamento da campanha de 2022 contra essa síndrome gripal, como ocorre todos os anos entre o final de março e início de abril. O envio dessas novas doses e o período de início da campanha ainda serão definidos pelo Ministério da Saúde.

Nesta quinta-feira (6/1) vacinação contra o vírus influenza no Distrito Federal está limitada em alguns pontos de Sobradinho, Planaltina, Asa Sul, Gama e Santa Maria. A Secretaria de Saúde reforça que os imunizantes existentes nas unidades básicas de saúde são da campanha de 2021 e estão disponíveis à população desde o mês de abril do ano passado.

Veja onde se vacinar contra a gripe nesta quinta-feira no DF:

Remédio para gripe em falta no DF

Com o aumento de casos de gripe no Distrito Federal, o medicamento Tamiflu, antiviral usado no tratamento de influenza, está em falta em diversas unidades de saúde do Distrito Federal. O Metrópoles percorreu várias regiões administrativas e confirmou que em, pelo menos, seis postos não havia o medicamento nesta quinta-feira (6/1).

Na Unidade Básica de Saúde 1 da Asa Sul, o fármaco chegou na quarta-feira (5/1), mas acabou no mesmo dia. Na porta da UBS, um papel indicava que o medicamento estava em falta e sem previsão de chegada.

Tamiflu esgota em farmácias. Médica alerta para uso indiscriminado

Nas UBSs 1 da Asa Norte e do Lago Sul, a medicação acabou e o estoque está zerado desde terça-feira (4/1). Em Taguatinga, nas Unidades 3 e 6, a reportagem constatou que a última dose do remédio foi administrada na manhã desta quinta.

A Unidade Básica de Saúde 5 de Ceilândia e UBS 12 de Samambaia também estão sem o comprimido. De todas as unidades básicas visitadas pelo Metrópoles nesta quinta, apenas a UBS 1 de Samambaia, na QS 408, tinha o medicamento – apenas 30 comprimidos disponíveis.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?