DF recebe projeto de imersão com bolsa de até R$ 4,5 mil para universitários
Selecionados participam de treinamento intensivo por seis semanas, em que recebem mentoria, certificado e bolsa de estudos para participar
atualizado
Compartilhar notícia
Recebida pela primeira vez em Brasília, a edição 2023.1 do CESAR Summer Job, um dos principais projetos de inovação do país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) começou nessa terça-feira (10/1).
O programa, que oferece a universitários imersão em uma jornada de inovação, visa conectar talentos a empresas e aos respectivos desafios estratégicos delas.
Nesta edição, os alunos selecionados participam de um treinamento intensivo por seis semanas, sob orientação de tutores especialistas do IDP e do CESAR, com mentoria especializada, certificado e bolsa de até R$ 4,5 mil.
Durante o período de atividades, que segue até 17 de fevereiro, os estudantes desenvolvem talentos em projetos reais de empresas patrocinadoras, como o Metrópoles, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e o Parque Tecnológico de Brasília (Biotic).
Gerente de Produto do IDP, Davi Feques Vale considera o programa uma oportunidade única para ser criativo e desenvolver soluções inovadoras para empresas, ainda na graduação. “A ideia é promover cocriação e validação de soluções inovadoras, bem como conectar talentos universitários ao mercado de trabalho e incentivar um processo de inovação aberta”, afirma.
“Dos 46 alunos selecionados entre os diversos inscritos de todo o Brasil, 28 estarão conosco, em Brasília, durante as seis semanas. Nesse período, eles vão conviver em um ambiente de imersão, onde estarão conectados a empresas e seus desafios estratégicos. Em outras palavras, é uma oportunidade de aprenderem na prática, recebendo em mãos um desafio real, e entregarem uma solução viável e inovadora”, completa Davi Feques Vale.
CESAR Summer Job
A edição do Summer Job em Brasília nasceu de uma parceria entre o IDP e o CESAR — instituto privado, sem fins lucrativos e autossustentado que, desde 1996, inova em produtos, serviços e empresas com tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Considerado um dos principais programas de inovação aberta do Brasil, tem como foco estudantes de qualquer curso de graduação. Após selecionados em processo seletivo, eles desenvolverão projetos em grupos para solucionar desafios lançados pelas empresas patrocinadoras.
O projeto oferece aos universitários experiência profissional imersiva, oportunidade de qualificação, reconhecimento e conexões importantes, que fazem toda a diferença não só para o currículo, mas, também, para o crescimento pessoal e acadêmico.
O programa ocorre há 10 anos, com 17 edições promovidas nos ecossistemas de Recife, São Paulo, Sorocaba, Curitiba e Manaus, movimentando mais de 50 empresas regionais e nacionais, bem como impactando mais de 600 alunos de graduação de todo o Brasil e de outros oito países.