DF recebe doação de 22,4 mil testes para detecção da Covid-19
Os exames são antígenos e indicados para pacientes nos primeiros dias de sintomas do novo coronavírus. Kits foram doados pela Opas
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) doou ao Distrito Federal 22,4 mil testes antígenos para detecção da Covid-19. Na carta de doação, a Opas destaca que os testes devem ser utilizados como estratégia de enfrentamento à pandemia, na investigação de casos da doença.
A doação foi entregue na Farmácia Central da Secretaria de Saúde no fim de março. Todos os testes já foram distribuídos para as sete superintendências de saúde.
“Essa doação, no atual momento da pandemia, é de extrema importância, pois são testes antígenos. Então, conseguimos diagnosticar pessoas com Covid-19 no início da doença e mais rápido que o teste RT-PCR”, explica o subsecretário de Logística em Saúde, Artur Siqueira.
O teste de antígeno é um exame imunológico rápido, que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado poderá diagnosticar infecção viral atual, mas não detectar os anticorpos adquiridos.
Sua utilização está indicada nos primeiros sete dias de sintomas, e sua sensibilidade é mais elevada do primeiro até o terceiro dia de sintomas. O teste de antígeno é coletado diretamente com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe. O resultado demora uma média de 30 minutos para sair.
Em pacientes com carga viral elevada (o que costuma ocorrer na fase pré-sintomática, de um a três dias antes dos sintomas, e na fase sintomática inicial, entre o quinto e o sétimo dias da doença) a sensibilidade é superior a 90% quando comparada ao teste de RT-PCR.