DF recebe curso de qualificação profissional de reciclagem para jovens
Os cursos gratuitos são de montagem e operação de computadores, robótica, impressora 3D e empreendedorismo digital
atualizado
Compartilhar notícia
A Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) e o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC) firmaram uma parceria para a realização do programa Reciclotech, que vai capacitar 500 jovens adultos, por meio de cursos profissionalizantes em tecnologias da informação, com foco especial na economia circular e logística reversa.
As aulas totalizam, no mínimo, 100 horas de conteúdo educacional. Os cursos serão ministrados em áreas como Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Varjão e Vila Planalto.
O currículo abordará desde habilidades computacionais básicas, como sistemas operacionais, processamento de texto e planilhas eletrônicas, até conceitos avançados de economia circular e logística reversa. O objetivo é reforçar a importância da gestão adequada de resíduos eletrônicos, promovendo práticas sustentáveis e minimizando o impacto ambiental no Distrito Federal.
Os benefícios da iniciativa são a sustentabilidade ambiental, a criação de oportunidades econômicas, por meio da reintrodução de materiais reciclados na economia, o avanço tecnológico, por meio de inteligência artificial, Internet das Coisas e Blockchain, além do desenvolvimento de habilidades para a economia digital e a promoção de práticas responsáveis de descarte e reciclagem.
O Projeto Reciclotech é uma política pública consolidada no Distrito Federal, por meio da Secretaria de Tecnologia do Distrito Federal (SECTI), que combina inclusão digital, educação ambiental e sustentabilidade.
O trabalho é focado no recondicionamento de lixo eletrônico e do uso responsável de tecnologias, abordando dois desafios contemporâneos: a crescente geração de lixo eletrônico e a lacuna digital existente em muitas comunidades.
Segundo o diretor administrativo da RBCIP, Arthur Mesquita, a instituição assumirá a responsabilidade pelo desenvolvimento de pesquisas relacionadas à sustentabilidade eletrônica, inclusão digital e contribuirá significativamente na capacitação de jovens e adolescentes, oferecendo cursos, tanto presenciais quanto online, abrangendo áreas como montagem e operação de computadores, robótica, impressora 3D e empreendedorismo digital.
“Esta parceria representa um passo significativo em direção ao fortalecimento da educação profissional e ao desenvolvimento sustentável no Distrito Federal, demonstrando o compromisso das instituições envolvidas em promover a inovação tecnológica e a responsabilidade ambiental na região”, explica Arthur.
O diretor da RBCIP informa ainda que a parceria entre a RBCIP e o INAC é um marco no caminho para uma sociedade mais inclusiva e sustentável, e que a iniciativa não apenas proporciona oportunidades de educação e capacitação para jovens e adultos, mas também desempenha um papel vital na preservação do meio ambiente.
“Por meio dessa colaboração, a RBCIP e o INAC demonstram um comprometimento exemplar com a inovação responsável e o desenvolvimento sustentável, estabelecendo um modelo a ser seguido por outras organizações e comunidades”, conclui.
O Projeto Reciclotech é uma política pública consolidada no Distrito Federal, por meio da Secretaria de Tecnologia do Distrito Federal (SECTI) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, que combina inclusão digital, educação ambiental e sustentabilidade.
Serviço
As aulas começarão em abril. Para participar do Reciclotech, a pessoa tem de ser maior de 14 anos e fazer a inscrição pelo site www.rbcip.org/reciclotech. Não existe limite máximo de idade para se inscrever no programa.
O lixo eletrônico que será usado nas aulas pode ser entregue em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) ou através de ações de drive-thru, em locais estratégicos. Atualmente, Brasília conta com 102 PEVs, garantindo que todos tenham acesso fácil e conveniente para descartar eletrônicos, pilhas e baterias de maneira responsável.