DF realiza 5 mil consultas oncológicas por mês. Veja como marcar
Dados são do portal de transparência da Secretaria de Saúde do DF. Em 2022, mais de 25 mil pessoas já procuraram consultas oncológicas
atualizado
Compartilhar notícia
Este ano, a rede pública de saúde do Distrito Federal atendeu, em média, 5 mil pacientes com câncer por mês. Até maio, mais de 25 mil pessoas haviam procurado por consultas oncológicas na rede — número 2,46% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
O levantamento feito pelo Metrópoles se baseia nos dados do InfoSaúde, portal de transparência da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF).
Neste ano, o mês que mais registrou atendimentos foi maio, quando houve 5.557 consultas para tratamento de algum tipo de câncer.
Veja os números de cada mês:
Dos mais de 25 mil atendimento ocorridos em 2022, 14.682 foram encaminhados para quimioterapia. Outros 2,7 mil receberam radioterapia como tratamento.
Veja os 5 tipos de câncer mais registrados no Distrito Federal
Como ser atendido
Atualmente, o DF conta com quatro hospitais referências para pacientes oncológicos: o Hospital de Base, o Regional de Taguatinga (HRT) e o Universitário de Brasília (HUB). Casos infantis são encaminhados e cuidados no Hospital da Criança.
Na rede, são tratados 21 tipos de cânceres. Para ser encaminhado a uma consulta oncológica, é preciso ter diagnóstico prévio, obtido por meio do exame histológico, que é uma biópsia do tumor. Após a diagnose, o paciente é cadastrado no sistema em um sistema específico da Saúde e uma equipe multiprofissional passará a orientá-lo quanto aos próximos procedimentos e consultas.
A Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que, atualmente, apenas um paciente aguarda por consulta de encaminhamento para quimioterapia. Já o número de pacientes que aguardam por consulta de encaminhamento para radioterapia é de 163.
A pasta ressaltou que consultas e cirurgias são autorizadas pelo Sistema de Regulação, que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana, seguindo critérios específicos que variam de forma individual para cada paciente. Pacientes oncológicos são priorizados.
Cirurgias
Nos primeiros cinco meses de 2022, a rede pública de saúde do DF realizou 908 cirurgias oncológicas. O pico foi em março, quando mais de 5 mil procedimentos do tipo foram realizados.
No ano passado, no mesmo período, a Saúde registrou 899 cirurgias. A maioria das intervenções é realizada no Hospital de Base de Brasília.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.